Nuggets caseiro

Há muito tempo cortei os nuggets da lista de alimentos para comprar no supermercado. Tomei essa decisão depois de assistir um especial com o fofo Jamie Olivier (ela tá meio gordinho, né?!) explicando que os petiscos eram feitos com papa, pele e até ossos de frango moídos.

Opa, pensei, se lá na Inglaterra é assim, cá também não deve ser muito diferente. Na dúvida sobre o que vai no petisco além de carne de frango, parei de comprar.

Navegando pela blogosfera passei pelo Blog de Henrique Soares Freire e me deparei com o post abaixo, que reproduzo na íntegra:

“Título: Porque os nuggets não prestam
Texto: Ingredientes deste produto industrializado da foto:

CARNE DE FRANGO, FARINHA DE ROSCA, PELE DE FRANGO, GORDURA VEGETAL, ÁGUA, FARINHA DE ARROZ, MARGARINA, FARINHA DE TRIGO ENRIQUECIDA COM FERRO E ÁCIDO FÓLICO, PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA, SAL, PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA, AMIDO ERITORBATO DE SÓDIO, REALÇADOR DE SABOR GLUTAMATO MONOSSÓDICO, ESPESSANTE GOMA GUAR E CORANTES NATURAIS PÁPPRICA, URUCUM E CÚRCUMA. CONTÉM GLÚTEN.

Farinha de rosca, farinha de arroz e farinha de trigo – alergênicos, provocadores de inflamação intestinal, refinados de alto indice e carga glicêmica, indutores de hiperglicemia, hiperinsulinemia, hipertrigliceridemia, obesidade, hiperatividade, perda de memória, glicação e perda de função renal.

Pele de frango – alto teor de colesterol

Gordura vegetal e margarina – gordura hidrogenada causadora de inflamação sistêmica, obesidade, hipercolesterolemia, doenças autoimunes, câncer, doenças neurológicas como depressão, entre outras.

Eritorbato de sódio – Conservante hipertensivo e altamente carcinogênico

Glutamato monossódico – realçador de sabor hipertensivo, causador de hipertividade, insônia, cefaléia intensa.

Além disso, a forma de apresentaçaõ induz ao consumo rápido e exagerado pois é pequeno e de fácil acesso, sem a necessidade de pausa para fazer corte, ou seja, induz à má digestão, disbiose intestinal, refluxo gastroesofágico e obesidade.

Se for frito então, e adicionado molho barbecue (molho de churrasco rico em hidrocarbonetos aromátiocos policílicos e benzopirenos), caixão e vela preta.

Não coma e não ofereça isso para ninguém, muito menos para crianças. ”

O post original está aqui.

Antes que a chiadeira infantil tome conta de casa, que tal fazer uma troca. Ao invés de comprar a caixinha do franguinho congelado, opte por tiras de filé de frango para a fazer a receita do Supernuggets qe está no livro Juju na Cozinha do Carlota (editora Caramelo). É uma versão caseira para esses franguinhos que as crianças adoram. Vai farinha de rosca e de trigo, ingredientes que o Henrique destacou, e é frito, mas é caseiro. Não vai conservante, gordura vegetal, pele de frango ou glutamato monossódico.

Ingredientes
2 ovos
1/2 xíc de farinha de trigo
1/2 colher de sopa salsinha
2 1/2 xíc de farinha de rosca
4 filés de frango cortados em tirinhas gordinhas
1 1/2 xíc de azeite
Sal a gosto

Preparo
Em vasilhas distintas coloque as farinhas de trigo, de rosca e numa terceira os ovos batidos. Tempere as tiras com sal e salsinha picada. Passe-as na farinha de trigo, nos ovos e, por último, na farinha de rosca. Frite numa frigideira com o azeite.

É isso.

beijos,
Patricia

7 Comments

sonia

nuggets caseiros
Ingredientes:
– 2 peitos de frango sem osso e sem pele (prefira o orgânico)
– 4 colheres (sopa) de azeite
– 8 colheres (sopa) de farinha de rosca
– Sal verde (quantidade suficiente)

Modo de fazer:
– Cortar cada peito de frango em 6 pedaços e temperar o frango usando “sal verde” (ver receita abaixo)
– Deixar de molho no suco de 1 laranja, 1 a 2 horas antes do preparo, para ficar mais macio (opcional)
– Passar cada pedaço no azeite e na farinha de rosca e novamente pincelar os pedaços com azeite
– Arrumar os pedaços em assadeira untada com azeite e assar em forno baixo, virando-os na metade do tempo para dourarem por igual
– Opção: arrumar em frigideira tefal (ou chapa) untada c/ azeite, dourando-os em fogo brando, virando-os para todos os lados e tampando (pouco tempo) para não ressecarem. Tirar a tampa antes de finalizar para dar crocância aos “nuggets”
– Dica: Variar essa preparação usando filé de peixe (pode usar a laranja) ou filé mignon (sem deixar de molho na laranja)

SAL VERDE

Enriqueça seu sal com ervas poderosas e substitua os temperos prontos!

Ingredientes:
– 200 g de dentes de alho (descascados na hora do preparo)
– 1 maço pequeno de cebolinha verde
– 500 g de cebola
– 1 maço pequeno de salsinha
– 1 pimentão vermelho
– 1 maço pequeno de manjericão
– 50 g de gengibre
– 1 maço pequeno de hortelã
– 1 alho poro
– 1 maço pequeno de coentro
– 10 g de folha de louro
– 100 ml de água ou óleo de canola ou azeite (opcional)
– Sal marinho em quantidade suficiente para dar ponto de pasta (cerca de 3 a 4 kg)

Preparo:
– Selecionar e higienizar os ingredientes
– Picar a cebola e as folhas grosseiramente, apenas para facilitar a trituração
– Colocar a água ou o óleo no liqüidificador (quantidade suficiente para cobrir as lâminas, apenas para facilitar o início da operação)
– Bater, aos poucos, todos os temperos (exceto o sal) de modo a formar um suco grosso
– Despejar, aos poucos, à parte, numa vasilha grande, o “suco de tempero” para não exceder a capacidade do copo do liquidificador
– Depois de tudo batido, acrescentar o sal na vasilha com o “suco de tempero”, pouco a pouco, mexendo bem, até dar ponto de pasta e não minar mais água
– Colocar em vidros esterilizados e bem tampados
– Armazenar sob refrigeração por até 3 meses

** Receita elaborada pela nutricionista Dra. Oníria Arruda Figueiredo

Reply
simone

nuggets
500 gramas de peito de frango cozido e moído
1 colher de sopa de maionese
2 colheres de sopa de maizena
1 unidade de dente de alho amassado
1 colher de sopa de cebola moída
1 unidade de ovo
sal e pimenmta do reino a gosto
manteiga para untar a gosto
fubá para empanar a gosto
óleo para fritar a gosto
PASSO A PASSO
Misture todos os ingredientes até formar uma pasta firme ,unte uma superficie lisa com manteira e abra a massa até ficar com 1,5 cm ,corte os nuggets com um cortador de biscoitos ou modele na mão.

Num prato espalhe o fubá e empane os nuggets até ficarem totalmente cobertos ,frite em óleo quente e sirva.
Você pode congelar em potes bem fechados sem fritar por até 2 meses.

esses são bem parecidos com os de mercado.

Reply
Cássio

Ei, passou despercebido o comentário de que os nuggets são bocados – formatos que, em forma de petiscos não favorecem uma pausa entre as garfadas. Pensando bem, são tantas as formas de se comer carne de frango, por que insistir nos nuggets? E fritos? Sabemos que o óleo aquecido a altas temperaturas o transforma em gordura saturada e promove a formação de gordura trans. Além disso, acima dos 180o C os óleos passam a decompor-se rapidamente podendo permitindo o acúmulo de substâncias patogênicas que também vão se decompondo, com danos à saúde humana. Mesmo caso para o azeite de oliva – 210o C e o óleo de amendoim – 220o C. Fora o problema ambiental relacionado ao seu descarte. Se você não consegue escapar da fritura, siga algumas regras básicas: 1) evite comer frituras fora de casa (o óleo usado nelas não tem controle de reúso e temperatura); 2) não frite com azeite de oliva, prefira óleo de amendoim ou de canola; 3) se for reutilizar o óleo, filtre-o e guarde em recipiente fechado, ao abrigo da luz. Adicione óleo novo para manter o nível; 4) nunca frite em temperatura acima de 180o C (como vai medir, não sei).
Aqui fazemos um hambúrguer de frango (compramos o frango e moemos em casa ou compramos moído na hora) misturado com farelo de bacon frito (bem pouquinho) e tomilho. Besunto com azeite e passo na torrada integral esfarelada; por fim, asso no forno e fica ótimo.

Reply
Comer para Crescer

Cássio,
Como é esse farelo de bacon?

Anônimo,
O Cássio é uma pessoa muito especial e próxima. Não topa ser entrevistado por ser especialista de generalidades. Mas promete estar sempre por aqui espargindo o conhecimento dele com as caçarolas.

beijos da Pati

Reply

Isso é nuggets???? Isso é frango empanado….. Se vc bater os filés no liquidificador (600g) e reservar, depois bater também no liquidificador uma cebola, 5 colheres de leite, 1 ovo e duas fatias de pão de forma picados. Depois de batido, junte ao frango já triturado e adicione à esta mistura 3 colheres de farinha de trigo, sal à gosto, salsinha e demais temperos à gosto. Enrole em plástico filme, como salsichas, bem apertadas e dê nós nas pontas para que não vaze (enrole umas 5 vezes a salsicha). Coloque todas as salsichas em uma panela com água fervente e deixe ferver em fogo baixo por vinte minutos. Espere esfriar, tire o filme e corte fatias da espessura que vc desejar (1 e meio cm +-). Empane em farinha, depois em ovos batidos e fubá e frite, asse ao forno ou congele para usar em até 30 dias. ISTO é nuggets. Fica muito bom e muito mais saudável que os adquiridos no mercado…..

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *