Você é normal?

Esse teste é rápido. Tem apenas cinco perguntas. Não precisa anotar as respostas num papel. Dá para responder mentalmente.

1) Você já perdeu a paciência com seu(s) filho(s) e gritou com ele durante alguma refeição?
*Sim
* Não

2) Você já disse ao filho(a) que ele(a) não poderia beber nada antes de comer, mas após apelos insistentes acabou liberando goles da bebida antes da primeira garfada?

*Sim

* Não

3) Você já soltou, durante alguma refeição, um incisivo “vai comer porque eu quero” depois de alguns minutos de relutância infantil em comer o que era oferecido?

*Sim

* Não

4) Já perdeu as estribeiras com a criança por causa da bagunça que ela fez à mesa durante a refeição?
*Sim

* Não

5) Já liberou porcaritos como refeição por total e absoluta preguiça de fazer uma comidinha mais saudável?
*Sim

* Não

Resultado

Se você respondeu SIMMMMMMM para a maioria das questões, parabéns você é normal. O escritor escocês Carl Honoré, autor de Sob Pressão – Criança Nenhuma Merece Super pais (Editora Martins Fontes), explica no livro que, ao perder o controle e ficar fora de si ou ser inconstante na frente dos filhos a gente ensina a eles que temos sentimentos e limites. Mas esse descontrole não pode ser frequente, afinal somos os adultos da relação e cabe a nós ter sangue frio na maior parte do tempo (pelo menos é nisso que me apego e repito silenciosamente como mantra quando não estou na TPM).

Se você respondeu NÃO para a maioria das questões, bem, talvez você seja de outro planeta!

Brincadeiras à parte, o que Honoré diz faz sentido e isso me trouxe certa tranquilidade, um ‘ok, eu sou normal’. Mostrar às crianças que ficamos bravos, tristes, irados e temos limites é tão saudável para a relação pais/filhos quanto maçã, suco de laranja, bolo de iogurte. Mas perder as estribeiras é dar uns berros, uns gritos e não uns tapas, uns petelecos, safanões, belicões, unhadas, chineladas, varadas, cintadas. Ok?!

Só o chatão do Barney não perde as estribeiras. Será que assistir Barney é saudável?

A Mô elaborou também um teste sobre alimentação infantil bem divertido (porém sério). Está aqui. Que tal testar seus conhecimentos, tirar dúvidas e se surpreender com algumas respostas?

Beijos
Patricia

4 Comments

Comer para Crescer

Pati, eu respondi sim para TODAS as perguntas. Sou então uma normal, isto é, continuo dentro da normalidade aceita? Ai meu deus… E assistir Barney não deve ser saudável! Ele é muito chato! (desculpe se alguém gosta)Eu escondo o Barney da Úrsula! Alguém ainda vai fazer um estudo para provar que ele faz mal para a saúde. Vou fazer um teste de brincadeira só para saber a opinião das pessoas…
beijos

Reply
Paloma

ainda bem que, às vezes, aparecem pessoas que nos dizem que estamos dentro dos padrões de normalidade…hehehehe…bjo
Paloma e Isa

Reply
Nádia

Ufaa…esse post me deu um alívio!! Eu sou super normal, aêê!! Eu tb já tava cansada dessa vida de ser perfeita o tempo todo, todos erram, que bom saber disso!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *