Viva a macarronada!

Se tem uma comida que os meninos adoram é macarronada! E a clássica: ao sugo ou no azeite. Eles se deliciam com espaguete, com pouco molho e (infelizmente) muito queijo ralado. Se eu fizesse o prato todos os dias, eles comeriam sem problemas, sem reclamar.

Mas será que podemos oferecer macarrão muitas vezes na semana para as crianças? Lembro quando, certa vez, entrevistei o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, da Unifesp, fiz essa mesma pergunta e fiquei surpresa com a resposta – e que me fez sentido. Lembro dele ter tido que o macarrão é a base da alimentação de vários países asiáticos.

E não apenas do Oriente. Os italianos também comem massa vários dias na semana. Quando estive em Londres, há alguns anos, morei numa residência de estudantes que tinha muitos italianos. Lembro que eles comiam massa todos os dias.

O que era diferente neles (e foi algo que o nutrólogo chamou a minha atenção)? O molho ou acompanhamento. Nada muito calórico. Macarrão ao sugo (o menos calórico) num dia. No outro, macarrão com molho que a Mô sugeriu aqui, de coalhada e gotas de limão. Com azeite ou com ovos mexidos. Com legumes (ou o clássico yakissoba). Com caldo de feijão. Na canja. Com pedaços de tomates e azeite.

Puxa vida, se o macarrão é base de alimentos em vários países não deve fazer tão mal assim! Ademais, ele está na base pirâmide alimentar, entre os energéticos. Só é bom evitar molhos muito calóricos (como os de queijo) e em quantidades industriais (algo que Samuel fez hoje!). Não vale também esquecer de oferecer a salada (algo que os meninos ignoraram completamente hoje por causa da travessa de espaguete ao sugo) e a fruta de sobremesa (que, ufa, foi comida).

Boa macarronada para todas as crianças que amam a massa.

Beijos da Pati

2 Comments

Letícia Volponi

Meu sobrenome me entrega, né? Sou tarada por massa e sempre comi muito e várias vezes por semana, agora dei uma reduzida e como pouco, mas mantenho as várias vezes (rs)

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *