Bolo red velvet para os momentos de ócio

bolo rede velvet fácil

O que você faz quando quer descansar, relaxar, ficar de boa na lagoa?

Eu, na grande maioria da vezes, durmo! Mas em outros momentos, faço bolo. De preferência, os bem fáceis, que usam apenas uma travessa para colocar todos os ingredientes, uma colher de pau para misturá-los muito bem e uma forma onde possa ser assado.

E, de preferência, que seja uma receita que sequer precise untar e enfarinhar a forma porque fazer isso complica o processo e dá trabalho. Meu sabor predileto tem sido o da vida descomplicada, tenho procurado distância de tudo que dá muito trabalho.

Mas, como ando inovando no meu cotidiano, decidi relaxar na cozinha fazendo uma receita nunca antes testada na história da minha vida, porém, muito desejado: o bolo red velvet.

Não vou contar a história do bolo com massa vermelha, mas que é de chocolate. Dê um Google, caso queira saber mais sobre ele.

A receita que escolhi, ao digitar no oráculo Google “bolo red velvet fácil”, demora 3h30 pra ficar pronta. Apenas três-horas-e-trinta-minutos para um “bolo fácil”!!!

Apesar do tempo ser intimidador, preciso dizer que a receita é realmente fácil de fazer, para quem já preparou alguns bolos na vida além daqueles prontos, os de caixinha, claro!

20170711_205304

Se este não é o seu caso, sugiro ler o post até final para praticar a leitura, ler receita que sempre é uma delícia, pra passar o tempo, pra colocar na sua To Do List “aprender a fazer bolo red velvet fácil”.

A receita original é da marca União, não leva vinagre nem iogurte, como em outras receitas.

Aqui abaixo está a minha versão, modificada porque eu gosto de mudar umas coisas na vida. Mentira! Mudei porque não tinha todos os ingredientes da receita original.

 

Ingredientes do bolo red velvet

Massa

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado
  • 1 tablete de 200 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • ½ colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó (coloquei 3 colheres de sopa de cacau em pó porque não tinha dois dos três ingredientes seguintes)
  • 1 colher (sopa) e ½ de corante alimentício em gel cor bordô (não tinha, portanto, não usei e, sinceramente, não fez tanta falta)
  • 3 colheres (sopa) de corante alimentício em gel cor vermelho
  • 1 colher (sopa) de corante alimentício para chocolate cor vermelho (não tinha, portanto, não usei e, sinceramente, não fez tanta falta)
  • 3 xícaras (chá) e ½ de farinha de trigo peneirada
  • 1 caixinha de creme de leite de creme de leite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio e cobertura

  • 1/2 tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) e ½ de açúcar de confeiteiro peneirado
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 4 potes de cream cheese em temperatura ambiente

bolo rede velvet

Modo de preparo

Massa

1 – Aqueça o forno a 180 graus.

2- Unte e enfarinha de duas a três formas redondas. Ou use papel manteiga ou papel alumínio no lugar da manteiga e farinha.

3 – Bata os ovos e o açúcar refinado na batedeira até formar um creme branco.

4 – Acrescente a manteiga e bata em velocidade baixa até formar uma massa homogênea.

5 – Sem parar de bater, adicione a essência de baunilha aos poucos, uma pitada de sal, o bicarbonato, o cacau em pó e os corantes. Bata tudo até ficar homogêneo.

6 – Depois, acrescente a farinha, alternando com o creme de leite.

6A- De vez em quando pare a batedeira para passar a espátula nas laterais da batedeira e retirar os resíduos dos ingredientes que não se misturaram corretamente.

7 – Por último, adicione o fermento e misture delicadamente.

8 – Transfira a massa para as assadeiras untadas (se tiver apenas uma assadeira redonda, pode usar) com manteiga e forrada com papel manteiga, e leve para assar no forno pré-aquecido a 180º. Espete um palito no bolo, e quando ele sair limpo pode tirar do forno.

8A – Tente colocar a mesma quantidade de massa em cada uma das formas.

9 – Espere esfriar, corte o bolo em 4 camadas e reserve. Tire as bordas que estiverem durinhas e o fundo, se estiverem muito assado.

Recheio e cobertura

1 – Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme.

2 – Acrescente a essência de baunilha e bata mais um pouco.

3 – Por ultimo, adicione o cream cheese e bata rapidamente para misturar.

5 – Leve à geladeira por cerca de 15 minutos e depois recheie as camadas do bolo. Seja uma pessoa generosa no recheio e na cobertura.

bolo red velvet fácil

DICAS

Esta receita rende ao menos 20 porções. Ou seja, é um bolo grande para ser dividido com a família, amigos, muitas crianças.

A quantidade de receita permite que recheio seja generoso assim como a cobertura.

Beijos,

Patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *