Sorvete caseiro de frutas – sem sorveteira

sorvete caseiro de frutasDesde que aprendi a fazer sorvete caseiro, tenho procurado evitar comprar aqueles potes de sorvete.

Na verdade, ocorreu uma inversão nessa minha conduta.

Quando descobri que a grande maioria dos sorvetes brasileiros (de palito ou de potes), conhecidos como “de massa”, têm mais água e açúcar do que leite, como são os maravilhosos sorvetes italianos, comecei a pesquisar como fazer sorvete em casa.

Esbarrei na questão da sorveteira, algo essencial para os clássicos sorvetes de leite italianos. Mas, não para mim. Não tenho a pretensão de comprar uma, por enquanto.

Mas, pesquisando sobre sorvete caseiro sem sorveteira, achei uma receita de sorvete de chocolate da Sandra Reis, do blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, que era uma adaptação de uma receita de sorvete caseiro do delicioso blog Diga, Maria, da simpaticíssima Maria Capai.

Fiz algumas adaptações e ficou simplesmente delicioso. A base é leite condensado e creme de leite, em lata ou fresco. O resultado do primeiro teste eu publiquei na minha coluna no Disney Babble.

Daí, o marido descobriu uma receita da Rita Lobo de sorvete caseiro de frutas à base de iogurte integral. É absurdamente simples: bater dois potes de iogurte com um bom tanto de fruta no liquidificador, colocar em potinhos e levar ao freezer para endurecer. Fica ótimo.

Testei uma terceira receita de sorvete caseiro, agora de minha autoria, juntando as duas técnicas aprendidas e usando frutas congeladas. Ficou igualmente bom.

Deixo a receita abaixo. Espero que goste. Opte sempre por sorvete à base de leite e sem muitos conservantes ou corantes, como os ultraprocessados. Aliás, sorvete de pote não é bom e é caro. Faça em casa! Sai mais barato e é mais gostoso.

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite integral sem soro

1/2 pacote de frutas vermelhas congeladas

Essência de baunilha

Açúcar

Modo de preparo

Coloque o leite condensado e o creme de leite para gelar

Descongele as frutas vermelhas. Quando estiverem moles coloque açúcar e essência de baunilha a gosto.

No liquidificador, bate as frutas, o leite condensado e o creme de leite. Coloque num pote e leva ao freezer por 24 horas.

Dicas

1- Como as frutas congeladas têm água, a tendência é o sorvete ficar um pouco duro. Ao tirar do freezer, deixe alguns minutos sobre a pia, até amolecer um pouco. Sirva em seguida.

2 – O creme de leite precisa ser o integral porque sorvete precisa de gordura. Escrevi um post mostrando as diferenças entre os creme de leite e seus usos, levando em consideração a porcentagem de gordura.

beijos,

Patricia

1 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *