Sabedoria que vem da feira

sabedoria que vem da feira
Abobrinha em lascas, legumes em quadradinhos e repolho fatiado.

A sabedoria que vem da feira. Para facilitar o dia-a-dia na cozinha costumo comprar os legumes já cortados. Na feira de quarta-feira, tem a barraca de uma senhora (preciso perguntar o nome dela) que corta tudo na hora e embala ali mesmo, enquanto vende os produtos. São legumes fresquinhos, cortadinhos de várias formas, prontos para sopa, caldo etc. Alguns deles podem ser congelados, como os do pacotinho com cenoura etc. Outros, não. Caso do repolho e da abobrinha brasileira.

O feirante me explicou que o repolho branco picado (não pode ter outra cor de repolho) para durar bastante deve ser colocado em uma tigela com água e mantido na geladeira. Ele disse que dura três a quatro semanas.

Adorei a dica, aliás adoro a sabedoria que vem da feira. A relação saudável que os feirantes têm com seus produtos.

Do meu lado, tenho a maior preguiça do mundo de comprar repolho inteiro e ir cortando. Comprar já cortado agiliza um bocado o serviço na cozinha. A gente só tem o trabalho de ir retirando o repolho da água para refogar, colocar na salada etc.

Já a abobrinha não tem jeito. Segundo o feirante, ela não pode ser congelada e depois de cortada. É um legume que tem muita água e uma textura muito delicada. Deve ser feita logo, logo. Dura, no máximo,  quatro dias na geladeira.

Você pode deixar cortada na geladeira e lavar quando for usar. Pode deixar as abobrinhas cortadas de várias maneiras para poder variar o modo de preparo: corte em cubinhos, fatias, rodelas. Guarde em potes de vidro herméticos com embrulhado em papel toalha.

E você, como cuida dos seus legumes para que eles durem e não estraguem, evitando assim rasgar dinheiro, ops, digo, desperdício?

Compartilhe a sua dica. Ensine também.

Beijos,

Patricia

Ah, me siga também no Instagram do Comida Boa Muda Tudo. Vou adorar a sua visita.

8 Comments

DENISE

Gostaria de saber como conservar melhor alface, espinafre , couve manteiga … compro para fazer a papinha do meu bb mas na metade da semana ja era …

Reply
Comer para Crescer

Oi, Denise.
Aqui em casa, eu lavo todas as folhas no dia que eu compro e as guardo num tupperware tampado. As folhas precisam estar bem secas, pois é a umidade junto com a baixa temperatura que queima as folhas. Eu forro o tupperware com um pedaço de papel toalha e coloco outra folha de papel toalha por cima para garantir que estarão sequinhas.

Reply
Luciana

conserve elas em potes de vidro, como as “saladas no pote”, duram até 7 dias ^^

Reply
Viviane Pereira

Oi meninas!!
Minha dica de economia na hora de comprar legumes e verduras, é comprar só para a semana. Alguns como o repolho sei que vai ficar mais tempo na geladeira, então em vez de cortá-lo direto eu vou retirando as folhas e cortando, assim ele sempre está inteiro. Cenouras e beterraba ficam na minha geladeira por até 10 dias na gaveta.

Reply
Renata Marques

Eu compro alguns legumes congelados, como brócolis por exemplo, o preço do quilo não é tão mais caro e compensa porque eu uso tudo, não há desperdício. Alguns que compro frescos congelo em casa, o caso da abóbora comum (corto em cubos), couve manteiga (já fatiadinha), tomate maduro inteiro.

Reply
Patricia Cerqueira

Oi, Ana Maria.
Sim. O repolho pode ser o cortado. Aliás, o que eu usei foi o cortado.
Abraço.

Reply
ROSANE ARAUJO

…O feirante me explicou que o repolho branco picado (não pode ter outra cor de repolho….
Desculpa a intromissão mas existe outra cor de repolho: O roxo.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *