Risoto de chocolate

RISOTO_DE_CHOCOLATE_BRANCO_-_ARROZ_TIO_JOAOQuando recebi a receita do risoto de chocolate, confesso que fiquei muito desconfiada. Aliás, num primeiro momento senti até uma certa repulsa.

Mas o estranhamento foi diminuindo quando lembrei que amo arroz doce – e que arroz doce é um risoto doce: úmido, ao ponto.

Pois bem, testei a receita do risoto de chocolate branco com morango (uma sugestão do pessoal do Arroz Tio João). Ficou fantástico. Uma sobremesa incrível para ser servida em noites frias.

A receita rende sete potinhos de sobremesa. Caso queira, pode guardar na geladeira e re-aquecer no dia seguinte. Não fica igualzinho, pois perde o frescor. mas deixe em temperatura ambiente e aqueça no microondas rapidamente.

A equipe do arroz Tio João disponibilizou a receita do risoto de chocolate escuro também. Não fiz. Então, se testar volte para contar como ficou

Seguem as receitas:

Risoto de chocolate branco com morangos

Rendimento: 7 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

Molho:
1 bandeja de morangos picados (300 g)
1 embalagen de polpa congelada de frutas vermelhas (200 g)
5 colheres (sopa) de açúcar
Risoto:
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 fava de baunilha aberta ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de Arroz Carnaroli
4 colheres (sopa) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de açúcar
cerca de 4 xícaras (chá) de leite (800 ml)
100 g de chocolate branco picado
Decoração:
Morangos
Folhas de hortelã

Modo de Preparo
Molho: leve ao fogo médio os morangos, a polpa de frutas vermelhas e o açúcar. Cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até formar um molho consistente. Deixe esfriar.

Risoto: aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira funda ou risoteira. Junte a baunilha e o arroz e mexa por 1 minuto. Adicione o vinho aos poucos, mexendo continuamente, até que evapore. Abaixe o fogo para médio, misture o açúcar e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, como pede a técnica básica. Cozinhe por cerca de 40 minutos, ou até o arroz ficar “al dente” (cozido, mas ainda firme).
Desligue o fogo, acrescente o chocolate branco, a manteiga restante e misture bem.
Montagem: espalhe o molho sobre pratos de sobremesa. Modele o risoto com o auxílio de uma colher e coloque-o sobre o molho. Decore com os morangos e as folhas de hortelã.

Risoto-de-chocolate-escuroRisoto de chocolate preto com morangos

Rendimento: 7 porções
Tempo de fogo: 25 minutos
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de Arroz Carnaroli
1 xícara (chá) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de açúcar
1 litro de leite
½ xícara (chá) de creme de leite
60g de chocolate meio amargo, picado
2 xícaras (chá) de morangos, picados

Modo de Preparo
Aqueça a manteiga numa frigideira grande, de fundo largo e bordas altas. Refogue o arroz rapidamente, mantendo a chama alta. Junte o vinho do Porto e mexa sem parar, até que 2/3 do líquido tenham se evaporado.
Adicione o açúcar e, aos poucos, o leite. Cozinhe por cerca de 25 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau para que o risoto fique bem cremoso. Apague a chama e junte o creme de leite e o chocolate. Sirva imediatamente, acomodando os morangos no centro de cada prato.

Beijos,

Patricia

Leia Mais: Para testar uma receita de risoto para os bebês: uma deliciosa receita de Risoto de Abóbora e outra maravilhosa Risoto de Shitake, ambas não levam álcool.

(Crédito de foto: Divulgação/ Arroz Tio João)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *