Receita do molho de tomate caseiro mais fácil do mundo! (RE)(ATUALIZADO)

Cá estou eu, de novo, (re)atualizando o post que faz mais sucesso aqui no blog: o da receita de molho de tomate caseiro. Como vocês já sabem, a receita é da fofa minha mãe, a dona Maria Helena. Depois do sucesso de audiência fiquei pensando se deveria começar a vender os molhos da mami. Acho que iria ganhar mais dindim do que que como jornalista. Mas a preguiça em mudar de ramo é gigante, então vou apenas (re)atualizar o post. Pois desde que fiz essa receita, fui acrescentando outros ingredientes e foi ficando cada vez mais legal. Também fui respondendo a dúvidas que surgiram no meio do caminho.

Bom, a  receita é muito fácil do mundo, a mais fácil do mundo. É tão fácil que até o seu marido é capaz de fazer (Já levei bronca de pai cozinheiro por essa frase).

Você vai precisar de:

– uma tábua e uma faca grande para cortar os tomates, as cebolas, os alhos, o salsão, o alho porró, a cenoura;

– uma panela grande (na receita anterior eu indicava a pressão para colocar todos os ingredientes e cozinhar na pressão por 15 minutos depois que o pino começa a pitar), mas descobri que é possível colocar todos os ingredientes numa panelona, tipo de macarrão, e deixar ferver até o tomate soltar da pele;

– um liquidificador para transformar os tomates cozidos em molho;

– uma peneira grande e com furos largos para peneirar o molho cozido e batido;

– uma panela grande – a mesma que cozinhou os ingredientes – para apurar (tirar um pouco da água) o molho;

– e potes limpos para colocar o molho pronto.

Os ingredientes:

– 1 quilo de tomates bem maduros, porém firmes e bem vermelhos (eu gosto do Débora tipo italiano) e, se possível, orgânicos.

– Duas cebolas grandes descascadas e cortadas em quatro, quatro dentes de alho grandes descascados, uma cenoura grande ou duas pequenas orgânicas, uma xícara de salsão picado (o talo e não as folhas), 1/2 xícara de alho porró picado (a parte branca e não a verde)

Modo de fazer:

Antes de mexer nos alimentos, lave as mãos.  Corte os tomates, as cebolas, o alho, a cenoura, o salsão e o alho porró. Tire as sementes. Eu faço como a Rita Lobo ensinou, mas se não quiser, não precisa tirar as sementes. Jogue tudo na panela, de pressão ou não. Feche e cozinhe. Na pressão por pelo menos 15 minutos. Na panela comum até os tomates soltarem da casca. Não precisa colocar água porque o tomate e a cebola têm MUITA água. Desligue o fogo, abra a panela e despeje tudo no liquificador. Bata até virar uma espécie de suco grosso, consistente. Coloque a peneira sobre a mesma panela para economizar utensílios) e despeje o molho aos poucos na peneira. Vá mexendo o conteúdo até peneirar tudo.

 

Vai sobrar apenas semente e pele na peneira (que eu  jogo fora).

 

Leve a panela ao fogo para apurar (reduzir a quantidade de água) e engrossar o molho. Isso leva cerca de 20 minutos.

Enquanto isso prepare os potes (de preferência de vidro). Lave-os. O último enxágüe deve ser com água fervente.

O molho engrossado vai para os potes, que ao esfriarem, vão direto para o congelador. Os potes de vidro não quebram no congelador. Mas não encha demais os vidros, caso contrário, molho, ao congelar, pode transbordar do pote. Minha irmã anotou nos comentários aqui abaixo que o ideal é deixar um espaço de 3 cm (deu até uma explicação física, lê lá!). Esse espaço dá mais ou menos 2 dedos.

Infelizmente, não sei quanto tempo pode ficar no freezer. Aqui em casa não ficam mais do que duas semanas no congelador.

 

E uma dica da minha mãe, que eu sigo e tem dado certo: só tempere o molho quando for usar. não coloco nem sal nem óleo Isso é ótimo porque tenho a liberdade de variar o tempero. Dá para se divertir e as crianças nem costumam notar.

 

Beijos e uma excelente semana!

Patricia

 

 




54 Comments

luciana

Meninas, vcs tbm já colocaram aqui caldo de frango e de carne? Este de tomate já foi pro caderno de receitas especiais.
Beijo carinhoso.
luciana

Reply
Elaine Elia

Queridas!! Complementando: ao colocar o molho no vidro deixem um espaço de uns 3 cm pois o molho congelado se expande e se o vidro estiver tampado e cheio até a boca ele pode trincar. Já aconteceu comigo!!! Super beijo

Reply
Igor Campos Leal

Gostei muito da receita, só não gostei do É tão fácil que até o seu marido é capaz de fazer”, já tem muitos pais que se aventuram na cozinha para fazer coisas saudáveis para os filhos, hein… 🙂

Só uma dúvida: quanto tempo o molho de tomate pode ficar congelado?

Obrigado por compartilhar a ótima e simples receita!

Reply
Comer para Crescer

Oi, Igor.
Infelizmente, não sei quanto tempo o molho pode ficar freezer. Aqui em casa, como usamos muito/ou fazemos pouco, não dura mais do que uma semana. Sei que na geladeira, entre três e quatro semanas o molho começa a criar pontos de bolor, algo que não ocorre no freezer. E, vc tem razão, tem muito pai indo pra cozinha preparar pratos gostosos para os filhos, como o meu marido e o da Mônica. E acho que vc é um deles. Parabéns! E olha vou contar um segredo pra ti: meu marido, quando vai pra cozinha, até faz coisas saudáveis como as saladas muito bem elaboradas, mas ele gosta mesmo é de preparar comidas com manteiga, creme de leite (você já viu a receita do macarrão a carbonara dele que tem aqui no blog?), carnes vermelhas e eu e os meninos nos esbaldamos. Percebi que o fato dele cozinhar, seja saudável ou não muito, pouco importa. O impacto emocional, em mim e nos meninos, dele estar na cozinha é incomparável ao benefício de comida saudável.
abs e keep walking,
Patricia

Reply
Abenir

Obrigado pela dica do molho. Moro em uma chácara e estou plantado tomatinho para fazer o molho.

Reply
Comer para Crescer

Uai, Fábio.
Não entendi seu comentário. Ou melhor, acho que você leu e não entendeu. Então, vou te ajudar e serei bem didática, tipo professora de primeiro ano: a receita do molho de tomate é da minha mãe, sim. Mas a forma como eu tiro as sementes do tomate é igual ao que a Rita Lobo ensinou num video do Panelinha. Agora, entendeu, querido! Se ainda não entendeu, em avise que eu desenho pra você, tá!
Patricia

Reply
neves de rio das ostras

este e-mail é da minha filha lenira, eu amei esta receita, e voce é otima pois nâo se encomoda que copiem, obrigada, neves r.o.

Reply
Rafael

O tal do Fábio fez um comentário que deixa ela ofendida e ela agiu como toda mulher comum!

Reply
Comer para Crescer

Ei, Rafael.
Não sou mulher comum, coisa nenhuma. Eu sou o máximo!
Beijos,
Patricia

Reply
Edie

Parabéns pela iniciativa Patrícia, não dê atenção a esses inconvenientes q tiram proveito da sua boa vontade! Obrigado pela dica!

Reply
Carlos

Talvez, para acabar com a discussão e com os gracejos, talvez fosse melhor vc dizer que é filha da Rita Lobo. Pronto. Mas que a receita é legal, é.

Reply
Vera Lucia

Por favor na receita do molho vai sal, tbm posso congelar em recepientes plásticos ou só em vidros, desde já obrigada.

Reply
Magda

Oi Monica e Patricia, é a primeira vez que vejo seu blog e já amei. Sua receita de molho é muito prática e facil mesmo. Eu gosto mais do molho com pedaços mas vou usar sua receita e completar com alguns pedacinhos de cebola e tomate. Tenho usado muito molho pronto dos mercados mas acho que fazendo em casa ficará mais saudavel.Vou aproveitar a safra de tomate que tá bombando aqui onde moro. Um grande beijo e parabens pelo blog. Magda – Cabo Frio – RJ

Reply
gessy

amei o molho ja fiz duas x mas so sei usar no macarrao , coloca umas receitinhas onde entre o molho porfavor bjks.

Reply
Laís

Olá,

Gostaria de saber se tenho que adicionar todos os engredientes picados na água fervente, cozinhando-os, e depois bater TUDO (inclusive a cenoura) no liquidificador? Eles cozinham sem a adição da água? Como faço? Sou leiga em molhos de tomate e os que já tentei fazer saíram pela tangente. Aliás, por que colocam a cenoura na receita?

Grata. (:

Reply
Vanessa

É a primeira vez que entro no blog e gostei muito parabéns pela iniciativa e pela resposta de engraçadinhos.

Reply
Fátima Valéria

Amei a receita, obrigada.
Ah parabéns pelas respostas bem dadas aos engraçadinhos, rs.
Somos mulheres e cada uma com seu valor.
Comum… é aqueles que não sabem dar o devido valor para nós mulheres.
Vamos as receitas que ganhamos muito mais.
Abraço

Reply
Simone

Adorei a receita! Muito fácil e gostosa! Parabéns à sua mãe por esta receita!
Bjs

Reply
Re Vitrola

Segunda vez fazendo a receita. Olha, a primeira foi sucesso, e eu nem tinha todos os ingredientes…
Só uma dúvida, a cenoura é pra incorpar o molho? É que adoro cenoura, mas não curto ela com tomate, fiquei receosa e acabei nem colocando.
Beijos, obrigada por compartilhar essa maravilhosa receita!

Reply
Olga

Fiz esse molho e toooodos adoraram! Muito bom meeesmo! Só coloquei uns pedacinhos de tomate e um pouco de pimenta branca no final! Ficou uma delícia!

Reply
cecilia

Estou tentando mudar os habitos alimentares da minha familia e estava procurando um molho de tomate caseiro. Vou fazer essa semana Adorei. Como essa quantidade de tomate, quantos vidros vc enche?Pra eu ter uma ideia de quanto terei que fazer. Meus bebês ( um de 17 e outro de 19) comem muito!!!!!!!! Obrigada!

Reply
Comer para Crescer

Compre dois quilos de tomate e rende bastante para uma semana.

Reply
Melyssa

Gostaria de saber o rendimento da receita em litros ou gramas, pois sou estudante de Nutrição e gostei da idéia para aplicar em uma dieta, já que os molhos industrializados têm excesso de sódio, conservantes e outros indesejáveis. Seria possível?? obrigada!

Reply
lilia batista

simplesmente maravilhoso! Eu nao tenho pratica na cozinha e mesmo assim consegui fazê-lo. Sabor otimo e muito facil tb… Obrigada por dividir com todos nos.

Reply
Lucas Lanza

Olá, muito legal sua receita,eu tenho duas duvidas:
1°: Para ferver os tomates coloca água junto ou não, e ferve todos os ingredientes juntos e depois bate tudo ?
2°: É muito difícil aqui onde eu moro achar alho poró e salsão sera que teria outros ingredientes alternativos?
Obrigado e sucesso!

Reply
Comer para Crescer

Oi, Lucas.
Obrigada por comentar. Respondendo as suas dúvidas:
1) Não precisa colocar água. O tomate solta muita água. Se você colocar água, o molho ficar muito ralo.
2) Sim, vc deve cozinhar todos os ingredientes juntos e depois bater no liquidificador. O cozimento na pressão vai diluir os ingredientes, ficarão misturados.
3) Vc pode fazer o molho sem o alho porro e o salsão. Coloque tomate, alho, cebola e cenoura apenas. Vai ficar muito bom, posso te garantir, pois foi assim que eu aprendi com a minha mãe. Aliás, esse é o molho original dela. Passei a vida comendo assim e sempre foi muito bom. O salsão e alho porró aromatizam um pouco mais o molho, mas se você não tem, não se preocupe, seu o molho ficará tão bom quanto.
Abraços.
Patricia

Reply
Debora

Muito boa essa receita! Junto com os ingredientes acrescentei salsinha, cebolinha, alecrim e um pouco de pimenta do reino preta. Ficou muito saboroso. Nao vejo a hora de usar esse molho no meu macarrão.
Obrigada
Débora

Reply
Simone

Adoreei a praticidade desta receita, obrigada por postar! Estava precisando de algo assim, já que não sou muito íntima da cozinha, e também procuro evitar industrializados e conservantes. Essa receita é uma mão na roda, obrigada!
Essa matogrossense agradece!! beijooos

Reply
Fabiana

Olá,
Sua receita faz o maior sucesso… acho q a passei p umas 10 pessoas, mas eu tinha a antiga e agora vi q vc acrescentou a cenoura…
qual a finalidade da cenoura no molho???
Bjs

Reply
Comer para Crescer

Oi, Fabiana.
A cenoura ajuda reduzir um pouco a acidez do tomate. E obrigada por curtir a receita. É boa mesmo.
bjs
Patricia

Reply
Cleuza

Adorei sua receita e percebi que você é uma pessoa muito sábia, principalmente como se comunica. Um abraço!

Reply
Bibiana

Olá… Já fiz várias vezes essa receita na pressão, fica uma delícia!!!! Mas acrescentei um pouco de açúcar pra tirar a acidez do tomate. Fica a dica!

Reply
Eduarda

Ha.. Minha vovozinha pediu para eu procurar uma receita de molho, e sera esta mesmo.
Duda 8 anos. SP

Reply
Sirlene

Olá. Ainda não fiz este molho, mas gostaria de saber. Se ao invés da cenoura eu usar o açucar pra tirar a acidez? abraços.

Reply
Ana Laura

Aprovadíssimo esse molho! Eu separei os potes pra congelar mas nem consegui porque acabamos com o molho todo! Meu marido adorou. Delicioso! Recomendo!!!

Reply
arlete vieira

Adorei sua receita. O que é bom para tirar acidez é: Uma pitada de açúcar ou não usar a água que cozinhou os tomates. BJS!

Reply
jessi

oi vc nao coloca mais temperos nem açucar e nem sal.

se eu colocar ficará ruim.???????
no aguardo abssss.

Reply
Thômas Ribeiro Muellas

Se eu não conseguir fazer, quer dizer que não é tão fácil assim, mas vou tentar, sou marido cozinheiro nota 1000 (pela minha esposa é claro), e por mim nota 8,5 ainda.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *