Queijo coalho: qual o ponto ideal?

queijo coalho

Amo queijo coalho quentinho. Mas nunca sei qual o ponto ideal do queijo coalho. Seja no churrasco ou quando faço na frigideira ou na air fryer.

Às vezes, o queijo coalho fica duro demais. Em outras, muito mole. Tão mole que escorre do palito.

Daí, que recebi uma mensagem do pessoal dos queijos Regina com uma dica preciosa sobre qual o ponto do queijo coalho.

Segundo Raquel Santana, mestra em ciência e tecnologia do leite e Gerente de Qualidade do grupo Barbosa & Marques, fabricante dos produtos Regina, o ideal é que o queijo não esteja muito macio a ponto de derreter e escorrer do palito.

Ela também explica que a cor do queijo deve ser levemente dourada, como o da foto acima.

Com essas dicas em mãos, fiz o teste. Tirei o queijo coalho da geladeira uma hora antes do preparo para ficar em temperatura ambiente.

Foi o ideal. Se tivesse feito com ele gelado, a parte interna do queijo teria ficado fria e seria reprovada pelos famintos aqui de casa.

Você também pode grelhar dos lados, retirar o palito, cortar ao meio e grelhar a parte interna do queijo, caso prefira com o miolo mole.

Ainda com o queijo partido ao meio e já grelhado dos dois lados, você pode colocar sobre um filé de frango e grelhar mais alguns minutos.

Fica muito bom! Só de imaginar fiquei com água na boca.

Esse queijo fica muito bom também com algum acompanhamento doce, como mel, por exemplo. Depois de grelhar, corte em pedaços pequenos, coloque um fio de mel e sirva em seguida.

Este tipo de queijo tem de ser comido quente!

Quer mais dicas sobre como aproveitar o preparo, cozimento dos alimentos? Que tal saber como cozinhar o macarrão ideal; ou harmonizar café;  fazer sorvete caseiro.

Beijos e uma comida boa para você,

Patricia

 

 

1 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *