Bolo nutritivo de banana e aveia

Bem, não comem por uma série de motivos, entre eles porque não têm fome, porque desejam brincar. Mas será que não comem porque desejam infernizar a vida do pai? Fiquei com essa pulguinha pulando atrás da orelha depois de ler as aventuras de Renato “Diário Grávido” Kaufmann em… “Lúcia, o pequeno saci”. Se não leu sobre o que ela aprontou antes de comer, tá aqui. Divirta-se. É de chorar de rir e também de se desesperar com o cenário final da aventura.

*******

A Simone, nossa visitante, deixou uma simpática colaboração aqui no blog. Uma receita de um bolo nutritivo. Ele é tudodebom! Já fiz e é realmente delicioso.

Seguem abaixo os passos da feitura do cake até a fatia chegar à boca dos pequenos.

Bolo nutritivo de banana e aveia

Ingredientes:

3 bananas maduras (prata ou outra)
2 ovos
1/2 xíc. de óleo canola ou de girassol
1 xíc. de farinha de aveia em flocos ou em farelo (Simone prefere em farelo)
1 xíc. açúcar mascavo (não coloque o branco, não, avisa Simone, pois o bolo tem de ficar bem moreninho)
1/2 xíc. de castanha-do-pará (rica em selênio) ou outra castanha que preferir, triturada. Triture um pouco a mais para usar um pouco para untar a forma.
1 colher de sopa de fermento em pó
Um punhado de uvas passas (opcional)

Modo de preparo:
1. Bata no liquidificador as bananas, os ovos e o óleo.
2. Continue batendo e adicione a farinha de aveia, o açúcar mascavo e as castanhas do pará.
3. Por fim, adicione o fermento em pó.
4. Incorpore as uvas passas.
5. Unte uma forma de buraco no meio com manteiga ou margarina e polvilhe com castanhas-do-pará trituradas.
6. Leve ao forno pre-aquecido a 200 graus C. (A Simone estima em cerca de 30 minutos e avisa: “Como este é um bolo úmido, o teste do palito na massa saindo seco não se aplica”. Vai no olho mesmo e no cheirinho. Se sentir o de queimado, corre e tira o bolo do forno).

Simone finaliza com um recado fofo: “Esse é o bolo preferido das minhas filhas. Elas fazem muitas atividades físicas e precisam de algo nutritivo para compensar. Esse bolo é nutritivo e gostoso). É verdade.

beijos,

Patricia

16 Comments

Neural

Sabem que eu andei pensando, pelo menos uma coisa é fácil de resolver: a sujeira pós-janta. Basta dar pra Lucia só carne e depois da refeição os gatos vão limpar o recinto.

Ou isso, ou ela vai começar a comer na banheira, porque vai gostar de brincar com a comida assim lá na…

Reply
Cássio

Oi, Pati, não querendo meter minha colher na massa dos outros, mas torço o nariz para bolos feitos com óleo. Em geral é um copo, e eu acho muito lipídio para um bolo só. Desconfio que o óleo serve para incorporar ar na massa e deixá-la mais fofa, também permitindo que seja feito no liquidificador. Eu sou meio conservador, e prefiro colocar um ovo a mais, bater as gemas com o açúcar (que nessa receita talvez pudesse ser mel), bater as claras em neve e dispensar o óleo. Dispensar, não, usar para untar, pois é mais saudável do que manteiga ou margarina e resiste mais ao calor.
De qualquer maneira é interessante ter essa receita de bolo de banana (acho que as nanicas são mais adequadas) em que a fruta vai na massa e não sobre (ou sob) o bolo. Huumm, deu água na boca!

Reply
Patricia

Renato Neural…
rsrsrsrs.

Cássio,
Olha, como eu não sou conservadora e adoro resolver as coisas na cozinha de maneira prática, sem ter de sujar milhões de panelas e colheres para depois ter de lavar (trauma de infância porque minha mãe fazia os bolos do jeito que vc sugeriu e sobrava para essa pessoa aqui lavar aquela porção de utensílios muito melecados), então A-DO-RO bolos que dizem para colocar tudo no liquidificador e bater (como o de iogurte da Mô). Agora, se vc quiser fazer essa sua versão do bolo da Simone, vou amar receber um pedação (hahahaha). E, como gosto não se discute, lamenta-se (rsrsrs), eu tb ADORO bolo com óleo porque são fofos, furadinhos e molhadinhos. Hummmmm! Mas adorei a sua versão para o bolo da Simone (menos o mel porque gosto quase nada de mel).
beijos da Pati

Reply
Laura

vou experimentar o bolo de banana hj a noite.
Adorei a receita, a minha pequena tem 1 ano e ama bolo, então penso que é uma ótima idéia, já que não a privo de comer bolo e ainda ofereco algo saudavel.

Reply
Maya

Sucesso total!!!!
Fiz o bolo de banana aqui em casa! Eu e meu marido amamos!!! Vamos adotar a receita!!
Fiz duas adaptações: ao invéz de farelo, coloquei 3/4 da xícara de farinha de trigo integral e completei o resto com aveia em flocos; usei nozes no lugar da castanha do pará.. tb coloquei um tiquinho menos de óleo!
Prático, rápido, lindo e gostoso!!!!!! Receitinha boa!!
Obrigada!
Bjos

(ps: apesar de não me manifestar muito, estou sempre por aqui! adoro!)

Reply
htpp://comercrescer.blogspot.com

Meninas,

Fiz o bolo nutritivo da Simone hoje pela manhã, sob pressão da Ana, nossa ajudante, pq ela queria comer (rsrsrs). ADORAMOS. É simples, fácil e delicioso. E concordo com a Maya sobre diminuir o óleo porque as castanhas do pará já são oleosas. E a dica da forma do bolo inglês é bárbara, Maya. Fiz numa forma quadrada grande e ele ficou baixinho. Outra dica: antes de colocar a uva passa pode polvilhá-lhas (se quiser)com um tantinho de farinha de trigo para ela não pesar e ficar no fundo na forma. Mas é um nadinha de nada.
beijos da Pati

Reply
moni9ca

S.O.S
MEU FILHO NÃO COME QUASE NADA.VOU DIZER O QUE COME:PURE DE BATATA COM CALDO DE FEIJAO OU MACARAO SO NO ALEO E OLEO SM MOLHO ,ARROZ ,SOPA DE ERVILHA.
PAO COM MANTEIGA,IOGURTE DE MORANGO,BOLO DE LARANJA,ADES DE MAÇÃ OU ABACAXI.NÃO GOSTA DE NENHUM TIPO DE FRUTAS.,BISCOITO MAISENA,CLIB SOCIAL, CREAM CRACK,AGORA ESTA GOSTANDO DE BISCOITO DE NATA,DANONE DE MORANGO MAIS NAO PODE VER PEDAÇOS,SORVETE DE MORANGO OU PICOLÉ CHAMBINHO,NÃO GOSTA ~LITERALMENTE DE MAIS NADA.HÁ TAMA MUITA ÁGUA. ELE TEM 05ANOS COMPLETADOS AGORA 10/3 MEDI,1 METRO E 3 CENTIMETROS E PESA 16 QUILOS….DORMINDO TOMA MAMADEIRA DE TUDO FRUTAS,LEITE,SUSTAGEM,PEDIASURE,MUNTIMISTURA DA PASTORAL,
ESTOU DESESPERADA POIS ELE VAI A NUTRCIONISTA QUE SOKICITOU ATE PSICOLOGA O QUE VCS MÃES PODE FAZER PARA ME AJUDAR.RAUL É MEU ÚNICO FILHO E O TIVE COM 37 ANOS ME AJUDE POIS ELE ESTA SEMPRE DOENTE ATT.MONICA MÃE DESESPERADA

Reply
Comer para Crescer

Oi, Mônica.
Calma. Calma. Calma. Importante: o que diz o pediatra dele? O pediatra encaminhou para a nutricionista? Será que não é o caso de conversar com outra nutricionista? Ter uma segunda opinião? O que vc acha que Raul (nome lindo) deveria comer mais?. Miguel meu filho, por exemplo, é um desastre nos legumes e verduras. De verde come alface, pepino e ervilha. Só. Tem 6 anos. Pesa 18 quilos, e o pediatra diz que ele está super bem. Cresce bem e ganha peso dentro do esperado para a altura dele. Miguel não fica doente a toda hora e é super ativo. Está aprendendo a ler e a escrever. E muito feliz. Eu já me desesperei para fazer ele comer de legumes e carne. Hoje eu me desespero um pouco menos, mas ainda assim tem dias, como hj, que falo um pouco mais sério com ele na hora da refeição. Descobri algumas coisas com Miguel: ele detesta comida mole, então a cenoura é crua, assim como a abobrinha e o pepino. Também não entro em crise quando faço a mandioquinha frita e digo que é batata frita. Também não me culpo nem um pouco em deixar o feijão mais nutritivo, ou seja, cozinhar dentro pedaços de abóbora ou de xuxu; ou quando o arroz ganha cores (misturo um pouco de molho de tomate caseiro ou o cozinho com molho de carne ou de frango caseiros). Percebi que seu filho come bastante comida industrializada e muito alimento à base de carboidrato. Vc tem tempo de fazer algumas comidinhas com ele em casa? Uma dica é incluir (até chegar ao ponto de trocar) iogurte batido no liquidificador com morango (e pode coar, se é assim que ele gosta. talvez ele tenha aflição de pedaço mole da fruta na boca?) ou ainda bater sorvete de creme com morango para ficar um iogurte mais consistente. Outra dica: consegui que Miguel e Samuel experimentassem as frutas convidando eles para dar umas lambidas nas frutas. Foi assim que Miguel passou a amar manga e Samuel, caqui. Mas não foi na primeira nem na segunda lambida. Foram várias vezes fazendo esse convite. Eu recorro muito ao sorvete de creme para misturar as frutas (mamão, manga, abacate, banana). Outra coisa que fiz e deu resultado: peço ajuda para os meninos na cozinha. Envolvo eles em produções simples de culinária. Fazer um bolo junto, pedir para ele picar frutas para a sua salada de frutas ou lavar um tomate. Além disso, diminui a minha expectativa em relação à quantidade de comida no prato do Miguel. Vc coloca pouca comida no pratinho do Raul? Outro detalhe bem importante: se Raul vive com o pai, seria bem legal e muito divertido o pai assumir alguma refeição em casa para a família. Vc já viu o nosso video de pão de queijo? Dá para fazer com a criança e é bem fácil e não faz sujeira. O impacto na criança de ver o pai pilotando panelas é grande, viu! Mas não garante assim muitas garfadas. E, por fim, é preciso saber que existem crianças com paladar mais restrito. Elas exigem mais criatividade da mãe e do pai na cozinha. Simples assim!
beijos,
Patricia

Reply
Ana

Não se desespere meu filho também é só colocar na creche que fica doente não come quase nada tive ele com 39 anos. Estou fazendo terapia com psicóloga e estou entendendo o porquê. Se ele já fez todos os exames e não em doença nenhuma grave eu aconselho a terapia. Boa sorte pra gente!

Reply
Cristina

Olá Patrícia,

Este bolo parece ser delicioso mas o meu filho é alérgico a leite e ovos, logo quase impossível fazer bolo para ele. Vc sabe dizer como eu poderia substituir os ovos ou vc teria alguma receita de bolo sem ovos? O leite é fácil de substituir pois posso usar leite de soja.
Obrigada.

Reply
Fabiana Maria

Já disse uma vez e repito. Esse site é uma luz para as mães desesperadas. ele me salvou um dia logo que Laura começou a comer. ela simplesmente demorou muuuuito tempo para aceitar comer comida salgada e comia muito pouco. e foi aqui q eu vi que eu tinha que respeitar isso. Hoje ela come bem, mas brigou com as frutas.
Agora, com esse depoimente seu Patrícia vi que é assim mesmo e AMEI a ideia de experimentar novas frutas convidadando na lambida. e tb de bater frutas com sorvete de creme. Mas vou começar a tentar esse fds mesmo.
Obrigada por dividir suas experiências com a gente.
Bjos.
=)

Reply
Michelle

Gente… parabéns… esse bolo é um sucesso total… todo mundo que prova quer a receita… mesmo as crianças mais enjoadas adoram pq ele fica escurinho e acho que eles se encorajam de provar pensando que é de chocolate… Mas eu aprimorei a receita por minha conta e descobri que como ele não cresce quase nada, é necessário dobrar os ingredientes pra ficar um bolo maior, e as bananas coloco sempre a prata e no máximo umas 4 ou 5 se estiverem mto pequenas. Se colocar mta banana a massa fica úmida demais. Além disso já substitui a castanha por granola e fica uma delicia.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *