O melhor e mais delicioso hambúrguer

o melhor hambúrguer
O suculento hambúrguer 100% fraldinha

Finalmente, comi o melhor e mais delicioso hambúrguer e passei a acreditar na humanidade, ou pelo menos em parte dela. Explico: o hambúrguer é a comida mais badalada de todos os tempos dos últimos anos de SP. Sei lá quantas foram, mas nasceram tantas hamburguerias em SP e tantas variações do lanche que começo a achar que SP não é mais a cidade da pizza nem da comida japonesa. Só que nesse mar de carne moída prensada, nem tudo é boa coisa. Tanto que me transformei em a chata do hambúrguer. Quase nenhum me agrada. Não que eu tenho experimentado muitos, mas daqueles que eu comi até então, a maioria foi uma decepção: hambúrguer sem sabor de nada e nenhum pouco suculento, úmido.

Essa era a realidade até experimentar o hambúrguer do chapeiro (como ele se auto-intitula) Claudio Baran. Depois dos hambúrgueres que fazemos aqui em casa, é o melhor e mais delicioso hambúrguer que eu já provei.

Vamos à receita da belezura:

o melhor hambúrguer

Use fraldinha e só. Mas atenção: peça mais 30% em gordura. Sim, isso mesmo. Se não gosta de gordura, faça um hambúrguer vegetariano. Claudio explicou que só assim um hambúrguer fica saboroso. Peça 1 quilo de fraldinha e mais 300 gramas em gordura. Peça para moer tudo junto. Duas vezes. Molde os bolinhos com, no máximo, 200 gramas cada. Mais do que isso fica impossível cozinhar direito. Leve para gelar.

o melhor hambúrguer

Frite sem usar óleo. Mas salgue sem medo, como se fosse a picanha do churrasco. Aliás, use a mesmo lógica de  salgar o churrasco para salgar o hambúrguer. Frite durante dois minutos em chama média pra alta.

o melhor hambúrguer

Depois de dois minutos em fogo de médio para alto, vire a carne e salgue!

o melhor hambúrguer

Depois de mais dois minutos, coloque uma fatia de mussarela e tampe. Deixe um minuto, destampe e coloque mais uma fatia de queijo e tampe. Deixe derreter por mais um minuto e acrescente mais uma fatia de queijo. Tampe novamente e deixe por mais um minuto. Deslique o fogo e mantenha o hambúrguer tampado na frigideira por mais dois minutos antes de colocar no pão.

o melhor hambúrguer

Sirva em seguida com maionese (ou não!), catchup (ou não) e mostarda (sempre!).

Simples assim.

PS: Você pode assar os hambúrgueres: quatro minutos de cada lado e mais três minutos para derreter o queijo. Use fogo de médio para alto.

Beijos,

Patrícia

Agradecimento ao pessoal da água Perrier que me convidou para provar os lanches do Claudio e o lançamento da marca Perrier Slim Limão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *