Menino nojentinho!

Miguel tem apetite instável. Aliás sempre teve. Agora, com 7 anos, está melhor, mais estável. Os dias seguidos que ele come bem superam a fase negra. Na verdade, nesses anos todos, aprendi que ele come bem quando tem fome (claro) e quando é servido o que ele gosta.

Se ele tem fome, mas o cardápio não agrada, come pouco. Cisca, como dizia minha vó.

Na verdade, ele desanima rapidamente quando enxerga nas panelas algo “estranho”.

Além do apetite instável, Miguel tem um paladar bastante seletivo. Tão seletivo que até escrevi a ele, paladar, para ser mais bacaninha, lembra?

Descobri outra característica do Miguel à mesa: ele é nojentinho. Na linguagem médico-acadêmica, ele é neofóbico. Qualquer novidade na comida, mesmo no clássico arroz com feijão, provoca certa tensão no menino.

Exemplo: o salmão é o peixe que ele adora. Devora com gosto. Mas só a parte rosa. Se chega no prato a parte marrom, já pergunta tenso: “O que é isso? É sujeira?”

Qualquer pontinho preto na carne, no frango ou em qualquer outra comida já levanta desconfiança. A casa do ovo, proteína que ele adora, é motivo de grande preocupação. Ele sempre questiona: “Mamãe, isso (as pintinhas) é sujeira?”

Não faço mais alarde nenhum com a nojentice dele. Eu, simplesmente, respondo a dúvida, que é sempre um “não, isso não é sujeira”. Mas que é irritante, admito que é.  Fazer o quê?

beijos,

Patricia

 

3 Comments

Caio Melo

Nojentiiiiinho! Hehehe

Aqui a filhota tem disso com alguns itens… Mas é de lua: diz que não curte a novidade direto, até que um belo dia pega do nosso prato!

Vai entender, né?

Abraço do Caio!
@PaisModernos_

Reply
Fabi

Eu era muuuuito nojenta quando criança. Não dividia o mesmo copo, não aceitava qualquer coisa, tinha problema com texturas, achava que fruta era suja, porque caía no chão… Joãozinho também tem problemas com textura. Se tem alguma na boca que não o agrada, faz a maior cara de nojo e cospe sem dó, onde estiver, na mão de quem estiver mais perto. Cheira qualquer coisa antes de comer. Se o cheiro é aprovado, passa a língua pra ter certeza de que vai enfiar aqui na boca… Filho de peixe, peixinho é.

Beijos,
Fabi
http://fabianafaria.wordpress.com/

Reply
Comer para Crescer

Fabi,
Agora que vc falou das frutas, lembrei que Miguel implica quando a maçã fica escura, acha que está suja. Ele parou de comer banana por causa da textura e também porque não gosta das pintas da casca. Dá para acreditar?
bjs
Patricia

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *