Jantar de preguiçosa

Férias pedem receitinhas rápidas porque os dias são preguiçosos. Nada de horas a fio na cozinha nem de gastança no cartão de crédito com restaurantes porque IPVA, IPTU, IXVCD, IHJNB, ITFE já estão chegando e o 13 salário tem de render para pagar os impostos das infinitas siglas. Separei algumas receitas de comidinhas que podem ser oferecidas para a família toda e não apenas para o bebê. Basta fazer alguns ajustes de ingredientes, de consistência, quanto à idade e as restrições alimentares.

Mixi-maxe! (Nem sei bem escrever o nome dessa receita. Talvez seja michi-mache!)

Essa receita é do maridón e um sucesso entre os meninos. Basicamente é misturar tudo numa frigideira e pronto! É aquele tipo de receita que a gente aprende na época da faculdade, quando moramos longe da cozinha de casa. Se for oferecer ao bebê e crianças até 3 anos, não inclua os embutidos.

Ingredientes

Ovos, feijão (pronto e com muito caldo), arroz (já cozido).

Opcionais: farinha de mandioca, linguiça defumada, salsicha de primeira linha.

Modo de fazer

Quebre os ovos. Em uma frigideira, aqueça óleo (ou azeite). Faça ovos mexidos úmidos (ou seja não deixe secar, não deixe a clara e a gema ficarem sequinhas). Em seguida coloque um bom tanto de feijão com bastante caldo. Mexa. Se desejar acrescenta a linguiça ou a salsicha (de primeira linha, por favor!). O ideal é que fique uma mistura úmida. Caso goste mais sequinho, com jeitão de feijão tropero, acrescente a farinha. Não esqueça de um punhado de salsinha e de cebolinha, para finalizar. Aqueça o arroz e sirva sobre o mexidão. Esse prato demora, se muito, 5 minutos para ser feito e é muito mais saudável que macarrão instântaneo.

Almôndegas com cenoura e abobrinha

Aprendia (e fiz em casa) essa receita com a dra. Ana Teresa Londres, pediatra e nutróloga, membro da Sociedade Parananense de Pediatria, numa manhã com outras jornalistas e blogueiras no workshop “Prevenção de doenças futuras com pratos saborosos”, realizado na cozinha experimental da Nestlé.

ALMÔNDEGAS DE CARNE E LEGUMES

INGREDIENTES

Carne moída magra (patinho) 300 g

1 cenoura ralada (ralo grosso) 70 g

1 abobrinha ralada (ralo grosso) 70 g

1/2 cebola picada ou ralada

1 ovo levemente batido

2 colher de sopa de farinha de aveia

1 colher de sopa de salsinha picada

Sal e pimenta moída na hora

Modo de fazer 

Lave as mãos antes de começar. Amasse bem todos os ingredientes até dar ligar e fazer bolinhas pequenas (cerca de 3 cm diâmetro). Eu uso o garfo para misturar os ingredientes. Cozinhe em molho de tomate previamente preparado por cerca de 15 a 20 minutos em fogo baixo com panela tampada. A doutora explicou que essa quantidade foi suficiente para 35 almôndegas de 15 g cada (8 g de carne). Uma porção infantil de 4 almôndegas (32 g de carne) e pode ser oferecida para as crianças que já têm dentes e adquiriram habilidade na mastigação, ou seja, bebês a partir dos 9 meses já podem se deliciar com as almôndegas.

Na primeira vez que eu fiz, eu fritei e achei que não ficaram macias. Repeti dias desses e cozinhei no molho. Ficaram molinhas. Muito fáceis de mastigar. Se você acha que não vai rolar na sua casa porque tem cenoura e abobrinhas raladas, posso garantir que elas desparecem e até a criança mais cri-cri com legumes e verdes, tipo Miguel, não vai notar a presença dos intrusos.

Essa receita também foi criada pela dra. Ana Teresa Londres e degustada por jornalistas e blogueiras no workshop “Prevenção de doenças futuras com pratos saborosos”, realizado na cozinha experimental da Nestlé. Pode ser oferecida para bebês, mas é preciso muito cuidado com a carne do peixe. Use uma que não tenha nada de espinhas.

PAPINHA DE PEIXE COM LEGUMES

INGREDIENTES

50 g de peixe sem espinho (de acordo com a região)

1 colher de chá de cebola picada

2 colheres de sopa de batata cozida (1 batata pequena)

2 colheres de sopa de chuchu (1/2 chuchu)

1 colher de sopa de couve picada  ou espinafre

250 ml de água

10 ml de óleo

Modo de Preparo

Em uma panela pequena refogar o peixe em cubos e a cebola. Acrescentar os demais ingredientes. Cobrir com água. Tampar e cozinhar em fogo médio até que os ingredientes fiquem macios e com pouco caldo. Amassar com o garfo, acrescentar o óleo e servir.

A última receita feita pela doutora Ana Teresa Londres e a que menos gostei porque não tenho uma relação muito harmônica com espinafre. Na verdade, meu paladar não se encantou com a folha verde escura. Mas ficou bem bom e pode ser oferecido aos bebês já habilidosos na mastigação porque é molinho e praticamente sem sal.

SOUFLÊ DE ESPINAFRE

INGREDIENTES

2 maços de espinafre (você já encontra nos supermercados espinafre limpos porque ninguém precisa se matar na cozinha limpando verduras nesses dias preguiçosos)

250 mL de leite (que o bebê toma, inclusive materno)

1 colher de sopa de manteiga (sim, manteiga)

1 colher de sopa cheia de farinha trigo

4 ovos (separe as claras das gemas)

Sal, pimenta moída na hora e noz moscada

Farinha de rosca para polvilhar.

Modo de fazer

Cozinhe rapidamente (por 2 minutos) o espinafre em água salgada e fervente. Escorra e passe para vasilha com água gelada. Escorra e esprema bem para soltar toda água. Depois pique grosseiramente. Derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo, mexa por alguns segundos.  Acrescente o leite gelado e mexa bem até dissolver a farinha e engrossar um pouco. Desligue o fogo, mexa mais um pouco para tirar o calor e acrescente as gemas. Evite colocá-las no mingau muito quente porque elas podem cozinhas rapidamente e não vão incorporar no creme. Acrescente em seguida espinafre, sal, pimenta e noz moscada. Bata com o mixer ou coloque no liquidificador e reserve. Bata as claras em ponto de neve e misture aos poucos na massa do suflê. Unte um pirex de manteiga (ou óleo) e polvilhe com farinha de rosca. Leve ao forno a 160 graus por cerca de 20 a 30 minutos. Esta quantidade rendeu 12 potes de 8 cm de diâmetro e 1 pote seria a quantidade para criança.

Crédito das fotos: Alan Teixeira

5 Comments

Comer para Crescer

Oi, carol. Obrigada pra vc tam bem. Um excslente 2012. Areceita do peixe tambem é gostosa, alem da invenção do marido. Bjs.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *