Festa de Aniversário – Junina

Não é porque junho está acabando que uma festa de aniversário não pode ter o tema junino. Julho ainda tem ares de festa na roça com muita comidinha nacional. Aliás, festa junina é um tema ótimo para festa de aniversário. A decoração é colorida,  as comidinhas são deliciosas, muito nacionais, e fogem das manjadas frituras. Além da comida, esta é uma festa com um universo rico em brincadeiras, um detalhe à parte porque unem crianças e adultos. Quem resiste a entrar num saco e sair pulando entre filhos, sobrinhos e crianças! Alem da brincadeira a trilha sonora da festa é deliciosa com muita moda de viola e Pula Fogueira! Separamos algumas sugestões com o tradicional tema para surpreender os amigos, familiares e outros convidados.

DECORAÇÃO

Abuse da chita. O tecido simples (que não custa muito caro) será o grande curinga da festa. São coloridos, festivos e podem ser usados para decorar quase tudo, das mesas às bandeirolas e estandartes. Se forem várias mesas, que tal optar por vários pedaços de tecido com diferentes estampas?

As bandeirolas ganham nova vida com o tecido florido:

Bandeirinhas

Ou em estandartes:

estandarte

Outra ideia legal para inovar na decoração do ambiente é usar chapéus de caipira como cesto para colocar belisquetes, petiscos ou guloseimas. Com a Copa do Mundo chegando nos meses de Junho e Julho, podemos também abusar das cores do Brasil na decoração da festa usando as tradicionais bandeirinhas e fitas decorativas verde e amarela. Até mesmo as lembrancinhas ou prendas em barraquinhas podem ser relacionadas ao tema para dar um toque especial.

BOLO

Uma das principais atrações de qualquer festa é o bolo. Na festa com tema junino não é diferente. Aliás, é diferente porque o bolo é incomum. Pode ser de cenoura com uma deliciosa cobertura de chocolate ou um inovador bolo de milho com recheio e cobertura de coco ou ainda um bolo simples, bem molhadinho, cortado individual, embrulhado no celofane e em papel e amarrado com chita. Os convidados vão se surpreender com a novidade que foge do lugar comum.

Se não quiser arriscar, sirva uma delicioso bolo de sabor tradicional (chocolate ou pão de ló) e surpreenda na cobertura de pasta americana que podem trazer lindos e coloridos desenhos de motivos caipiras, como as bandeirinhas coloridas. Arrisque com um recheio de paçoca úmida, porre exemplo, ou ainda com cocada mole.

Mas por que não surpreender os convidados e colocar na mesa um bolo-rocambole decorado com um espantalho:

Ou ainda se arriscar e oferecer um bem-humorado bolo com cara de espantalho (se o/a aniversariante não se assustar, claro!):

 

COMIDINHAS

Claro que o cardápio será o mais tradicional e delicioso possível:

Os Salgados:

– Caldinhos de feijão, servidos em charmosas canequinhas ou potinhos ou xícaras longas como as da foto abaixo

 

– Pipoca salgada e doce, servida em saquinho próprio (colorido, claro!)

– Milho verde: cortado em pedacinhos e passado na manteiga derretida (hummmm!), além de amendoim na casca e servido em saquinho próprio (colorido como o da pipoca), pinhão, biscoito de polvilho, sanduíches variados

– E claro o NOSSO pão de queijo frito:

Os doces:

- De abóbora, de coco, cidra, laranja, arroz doce, canjica, curau, paçoca, pamonha, pé de moleque, maçã do amor, doce de leite, batata doce. Inove nos sabores dos brigadeiros, acrescentando doce de abóbora, enrole com coco ralado sem açúcar. Sirva os doces em potinhos bem pequenos, pois as guloseimas são bem açucarada. E nada pior que convidado com a língua ardendo por causa do açúcar das sobremesas.

BRINCADEIRAS


Dá para organizar uma porção de cantinhos para entreter os pequenos, os médios e os convidados grandes. As brincadeiras juninas são irresistíveis porque unem a família. Tanto os mais novos quanto os mais velhos se divertem brincando de…

– …correr em dupla com um das pernas amarradas ou equilibrando um ovo na colher

– …pescando peixe

– …acertando a boca do palhaço

– …derrubando latas

– …e, claro, dançando quadrilha e estourando muita biriba.

 

LEMBRANCINHAS

Nas festas juninas tradicionais os participantes das brincadeiras são agraciados com prendas. Na festa de aniversário não dá para oferecer prenda pela participação. Os convidados levam para casa um mimo. O que está muito na moda é oferecer bolinhos embrulhados em papel celofane e depois em tecido, como a chita, ou algum brinquedo, biribinha, como recordação da festa.

beijos,

Patricia

 Post publicado originalmente em 6 de junho de 2011

26 Comments

Bianca

Decoração lindíssima! Vou levar várias idéias para a decoração do aniversário do maridão. Bj!

Reply
Pat King

Adorei!!! Idéias simples e muito criativas! Vou tentar usar no aniversário da minha filhota!!! Obrigada! Bjs!!!

Reply
nayara

essa matéria está bárbara…linda…e as dicas são ótimas…parabéns

Reply
Renata (OQuêComerHoje)

Nooossssaaa!!!! que festa junina maravilhosa!! parabéns!!!

É uma pena que o OQuêComerHoje? não esteja mais na sessão “pratos iguais aos nossos”, mas o Comer para Crescer ainda está na página do OQuêComerHoje?

Reply
Comer para Crescer

Renata,
Aconteceu que a foto do O que ComerHoje sumiu!!!!! Apareceu um sapo horroroso no lugar. Vamos tentar colocar de novo. Calma!!!!! beijos

Reply
Yoyo

Parabéns pelo blog!
Com o aumento da obesidade infantil no Brasil, um blog que aborda questões sobre uma alimentação saudável é super pertinente.
Adorei as dicas para festa junina.
bjs

Reply
Mel

Por favor!!!! Descubra a receita dessa pipoca!!!!!
Sou absolutamente viciada em pipoca!!!! E essa é linda demais!!!!

Reply
Aretusa Reis

Sou aniversariante do mês de junho (dia 30) e meu primeiro aniversário foi de São João, hehehe, adoro!!
Beijocas!
Aretusa, mamãe da Doce Sophia

Reply
sheila

manda pra mim foto de um bolo caipira,exemplo: com pasta americana com um desenho tipo um terreiro.

Reply
millena

adorei as ideias gostei muito mesmo estao de parabens mim deu uma otima ideia de fazer o anivesaria da minha irma beijos e abraços

Reply
maria

As dicas de decorações com tecidos foram ótimas e as lembrancinhas foram bem aproveitadas,pois são belas e baratas.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>