Hoje continuo a responder dúvidas de leitoras sobre sugestão de cardápios. Reforço o que escrevi em outros posts: responderei genericamente às questões levantadas porque NÃO SOU NUTRICIONISTA. Sou jornalista.
Se você precisa de um cardápio específico, consulte as nutricionistas. E lembrando que temos na seção Cardápios algumas sugestões do que servir.
A Eugenia Pickina disse:
Eu fico perdida com o cardápio semanal para minha filha, que tem um ano e dois meses. Ficaria muito grata se vocês pudessem publicar um roteiro alimentar. Ela mama quando acorda e antes de dormir, apenas. Mas fico confusa: ela já pode comer a nossa comida? Essas questões deixam a gente sem saber onde se agarrar. Verduras e frutas estão no cardápio dela e tento cumprir a pirâmide alimentar. Ofereço alimentos com pouco açúcar. Se vocês sugerissem um roteiro para semana (com dicas para almoço, jantar e lanches), eu seria grata.
Muitos beijos. Obrigada
Oi, Eugenia.
Obrigada por sua dúvida se a sua filha pode comer a comida da família, que é também a de muitas mães, pais e avós. Publico abaixo uma tabela de introdução de alimentos por faixa etária, retirada do Guia Alimentar na Infância e Adolescência, da Batavo Saúde. O material foi elaborado pela pediatra Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira, da Unifesp, e pela nutricionista Rose Vega Patin, também da Unifesp.
A sua filha pode comer a comida da família desde que o tempero seja o que ela está acostumada: bem suave de sal.
Segue abaixo outra tabela do mesmo Guia Alimentar sobre quais grupo de alimentos e seus respectivos encontrados nas gôndolas de supermercados, sacolões e na feira.
Na seção Cardápios, você encontra mais sugestões. Dá para se inspirar um bocado ali.
beijos,
Patricia
Dá para se inspirar e suspirar!
receber dicas de almoço para criança de 3 anos.