Como lavar verduras e economizar água

economizar água

Como economizar água em casa? A falta de chuvas não afeta apenas o Estado de São Paulo, onde o governo está dando bônus para nos fazer economizar água. O Estado da Bahia, por exemplo, enfrenta uma das piores estiagens dos últimos 30 anos. Aqui em casa temos adotado medidas para economizar água: baldes debaixo dos chuveiros para coletar qualquer quantidade que depois será utilizada nos vasos sanitários. A água da máquina de lavar roupas também é reusada.

 Economizar água na cozinha é fácil?

Mas tem um lugar da casa que usamos muita água: na cozinha. Percebo isso todos os dias e fico sempre achando que estou usando mais do que deveria, e a sensação de desperdício é maior ainda nos dias de feira, quando lavo todas as verduras, frutas. Pois a gente precisa ficar com a torneira aberta para lavar folha por folha. São vários maços de alface, agrião, rúcula, escarola, acelga. Aff. Fico sempre achando que vou acabar com a água do sistema cantareira quando volto da feira.

Para economizar, adotei a prática da minha irmã que coloca um recipiente dentro da pia quando está lavando esses alimentos, depois armazena num balde para ser usada para molhas as plantas ou até na primeira lavagem do chão da cozinha ou quintal.

Fiz um vídeo de como estou fazendo aqui em casa para entender melhor. E na sua casa, como está a economia de água na cozinha?

 

Beijos,

Patricia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *