Diferenças entre os cremes de leite

As diferenças entre os cremes de leite vão além da aparência da embalagem e do processamento. Existe creme de leite de caixinha (ou UHT), creme de leite de lata, creme de leite fresco.

O teor de gordura entre eles é uma das diferenças que chama a atenção e é sobre essa diferença que escrevo abaixo.

 

Creme de leite de caixinha tem o menor teor de gordura

diferenças entre os cremes de leite

Pode variar entre 15 e 18%, dependendo da marca. O da Nestlé tem 17%. Segundo o chef Gordon Ramsay, cremes de leite com essa porcentagem são a opção mais leve para os molhos quentes salgados, como um creme branco, ou misturar no estrogonofe, porque não talham se aquecido. Não é ideal para congelar. Como tem pouca gordura, não bate chantilly.

Não tem soro.

Não precisa ser refrigerado enquanto estiver fechado. Após a caixinha for aberta, precisa ficar na geladeira.

Creme de leite de latinha tem gordura intermediária

 

diferenças entre os cremes de leite

Assim como o de caixinha, o de lata serve para pudins, cremes, estrogonofes, cremes brancos, mas também pode ser usado em sorvetes, ganaches, gelatinas coloridas e também em capuccinos porque pode ser aquecido.

Não precisa se refrigeração antes de aberto. Após usar, se sobrar não deixe na lata. Coloque em um pote de vidro.

Como tem pouca gordura, não bate chantilly.

JAMAIS SEPARE O SORO DO CREME. MESMO QUE A RECEITA PEÇA. MISTURE BEM O CREME DE LEITE ANTES DE ACRESCENTAR NA RECEITA.

Creme de leite fresco tem alto teor de gordura

diferenças entre os cremes de leite

O creme de leite fresco, encontrado nas geladeiras dos super e hipermercados, tem o mais alto teor de gordura, cerca de 35%. Depois dele, temos as natas com 50% de gordura e bem difícil de serem encontradas.

O creme de leite fresco pode ser usado no lugar da nata. É perfeito para toda receita, quente ou fria. Gordon Ramsey indica para o uso de molho à carbonara, panacottas e para chantilly e sorvete.

Pode ser congelado.

Atenção aos ingredientes presentes do creme de leite:

Se optar pelos cremes de leite de caixinha ou latinha, saiba que os da Nestlé são os que têm menos ingredientes nos rótulos. Se a empresa não mudou a composição dos produtos, eles são compostos de creme de leite e algum conservante.

Por isso, os cremes de leite da marca Nestlé são mais caros.

Quanto mais barato, menos creme de leite, mais amido e conservantes, e maiores as chances da receita não dar totalmente certo.

Um abraço,

Patrícia

12 Comments

Gabi Miranda

Nossa! Fiquei com vergonha agora. Minha mãe sempre falava que leite condensado não é igual um ao outro. Então sempre comprei uma marca específica indicada pela mamis. Mas creme de leite nunca tinha parado pra pensar nas diferenças….sempre aprendendo com comida boa muda tudo. 😉

Reply
Patricia

Oi Gabis.
Obrigada. E eu tb não sabia das diferenças até começar a cozinhar com frequência e fazer muita coisa com creme de leite.
Beijos

Reply
Lele

Nossa, eu sinto a diferença da espessura mas nunca reparei na diferença do % de gordura
bom saber e aprender com vc Pati

Reply
Beatriz Zogaib

Nossa, só sabia da diferença entre o normal e o fresco. Mas nunca pensei no teor de gordura! Agora estou mais “íntima”…kkk

Beijos linda

Reply
Patricia Cerqueira

Íntima é ótimo, Bia.
Adorei a definição. Vou adotar também?!

Reply
Patricia Cerqueira

Poder, você pode. A questão é que não precisa. Não há necessidade. Ao misturar soro e creme, você volta à composição normal do produto. Simples assim.

Reply
Fran

Agora sei porque nunca consegui fazer meu ganache “vingar”, sempre ficou mole e não ficava com uma consistência boa.

Reply
Mayckel Oakes Vasconcellos

O peso está apenas no bolso pois só utilizo o creme de leite fresco (35%) e que nos supermercados aqui na minha cidade custam em média R$13/R$16 por 500 gramas do produto. Apesar da diferença ‘gritante’ de valor, confesso que nada se compara ao sabor apresentado pelo produto fresco. Faço manteiga fresca, chantily, creme cheese e tudo o mais apenas utilizando uma simples cuba e um fouet.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *