Dicas de harmonização de café

dicas de harmonização de caféAlgumas dicas para você tirar o maior proveito dessa bebida incrível e não precisar recorrer ao açúcar ou adoçante…

… porque café se toma sem açúcar, sim!

A maneira correta de consumir essa bebida é sem adoçar, goste-se ou não. Café é tão amargo quanto cerveja. Por um acaso você coloca adoçante ou açúcar na cerveja? Você coloca água na cerveja pra ficar menos amarga? Pois, então, para o café é a mesma regra.

Faz pouco tempo que passei a beber café sem adoçar. Acho que faz um ou dois anos. Confesso que o começo foi difícil, mas consegui e hoje não consigo adoçar café de jeito nenhum. Às vezes, quando me deparo com um café de sabor ruim, prefiro deixar a bebida de lado a adoçar e tentar beber. Fica pior ainda.

Este post é para ajudar as pessoas a apreciarem ainda mais a bebida sem precisar recorrer ao adoçamento. A Vivi Fonseca, coffee master da rede Starbucks em São Paulo, foi nossa fonte de consulta.

dicas de harmonização de café

 

Dicas de harmonização de café:

Cafés da América Latina (a maioria que é vendida dos supermercados brasileiros) combinam com:

  • Chocolate (mini brigadeiros, tabletinhos, mini chocolate ao leite)
  • Caramelo (bolachas, biscoitos, balas que têm caramelo na receita)
  • Bolo de rolo (principalmente se o café for colombiano)

Cafés africanos combinam com:

  • Frutas cítricas como limão e laranja
  • Bebidas geladas

Cafés da Ásia-Pacífico (que são mais encorpados) combinam com:

  • Especiarias (cardamomo, canela, pimentas…)
  • Queijos fortes (brie com geleia de pimenta, camembert, gouda, emmental)

A harmonização é muito simples: você come o doce, o queijo, o bolo e depois bebe o café, que não deve ser adoçado. Sugiro que você faça essa experiência. Comece com o chocolate. Um tabletinho de chocolate ao leite. Morda um pedaço, mastigue, engula e depois tome um gole de café.

Os melhores cafés são aqueles que trazem na embalagem a informação que são 100% arábica. Eles são mais caros, mas são melhores.

Os cafés vendidos nos supermercados brasileiros não são arábica. São do tipo robusta, que é uma mistura de grãos de baixa qualidade. Mesmo assim é possível encontrar alguns que são bons produtos.

Para identificar os melhores pós de cafés, você precisa ler esses textos: 1) Como Escolher um bom café e também 2) O Segredo Para o seu café ficar ainda mais gostoso.

Espero que você tenha gostado dessas dicas de harmonização de café. Desejo um bom cafezinho, sem açúcar, pra você!

Patricia

PS: Este não é um publipost. O Starbucks fez um evento sobre uns lançamentos deles e a Vivi participou explicando as nuances do café. Aproveitei para pegar as dicas de harmonização do café.

 

5 Comments

Nanna

Para mim o mais difícil sempre foi não adoçar. Agora comprei mini chocolatinhos para tomar junto e está dando certo!!! Amei as dicas! Bisu!!!

Reply
Lele

Eu tomo café sem adoçar desde a gestação da Isa
hj em dia se o café é ruim eu adoço… nao consigo nao beber.. heheh
bjs
Lele

Reply
Patricia Cerqueira

Hahahaha. Ai, Lelê. E eu até tento beber café ruim adoçado mas não desce e fico uma pissa de pegar café ruim. Ingratidão com a gente!
beijos

Reply
Milene Massucato

Eu ia escrever um suuuuuper comentário, mas serei obrigada a me levantar e fazer um café fresco para matar as lombrigas.
Obrigada pelos links, a foto, o salvamento do meu fone e pela companhia naquele dia.

bjooooo

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *