Como saber se o ovo não está estragado

Como saber se o ovo não está estragado

Nesse mar de ovos à venda no supermercado como saber se o ovo não está estragado?

Ovo, ao contrário da carne, vem dentro um invólucro o que impossibilita de sabermos se está fresco, meio fresco ou estragado.

As carnes são mais fáceis de identificar se estão ou não frescas. Cor e cheiro são dois sinalizadores importantes do frescor do produto. O ovo pode até exalar um aroma estranho, mas isso costuma ocorrer se o produto estiver muito podre.

Toda vez que vou abrir ovo para alguma receita sempre fica uma tensão no ar porque nunca sei se ao abrir terei uma surpresa agradável ou não. Mais uma vez quem veio ao meu socorro foi um feirante. Ele me ensinou como saber se o ovo não está estragado quando eu estiver no supermercado, no sacolão ou mesmo na feira.

Como não dá para levar um copo com água para supermercado, sacolão ou feira e efetuar o teste abaixo…

Como-saber-se-o-ovo-está-fresco

…. como também não dá para carregar um prato para supermercado, sacolão e feira para ver se a clara está próxima da gema (o que indicaria frescor) ou se esparramando pelo prato, indicando um ovo mais velho, como mostra a imagem abaixo…

Como saber se o ovo não está estragado

raw-egg-and-egg-shell-on-white-background

preste atenção na data de validade expressa na caixa.

Veja os exemplos abaixo:

Como saber se o ovo não está estragado

Fotografei essas caixas de ovos num supermercado perto de casa. Estavam todos à venda no mesmo dia. Pergunto: se fosse carne fresca e tivessem essas datas nas embalagens, qual você levaria, considerando a data de “fabricação”? Desconfio que você levaria o produto mais fresco.

Pois é assim que passei a levar os ovos para casa. E não mais se é orgânico ou não. Aliás, na foto acima, o ovo orgânico é o que tem a data de “produção” mais antiga, era o que estava há mais tempo no display de venda.

Caso deseje comprar ovo orgânico, recomendo levar de empórios que vendem apenas produtos orgânicos e repõem os ovos com mais agilidade.

Como se trata de um produto fresco, tal qual carne, iogurte, frios, quanto mais próximos da data do “embalamento”, mais fresco.

Fique de olho na data da produção para minimizar os danos.

Caso compre na feira, onde normalmente os ovos ficam expostos na banca, pergunte com delicadeza e simpatia ao feirante se ele pode lhe mostrar a data da embalagem da caixa. Os feirantes têm sempre muito a nos ensinar e estão sempre dispostos nos ajudar.

Beijos e boas compras,

Patricia

1 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *