Como fazer feijão sem substâncias que causam gases

Como fazer feijão sem substâncias que causam gases

Como fazer feijão sem substâncias que causam gases? Essa é uma dúvida muito comum das pessoas.

Descobri, por acaso, como fazer o feijão soltar as substâncias que provocam gases.  Já vou explicar como, mas antes preciso contar uma coisinhas sobre o feijão:

Algumas leguminosas, como o feijão, podem provocar gases porque têm substâncias que fermentam no intestino. Algumas crianças e bebês sofrem com esse problema.

Uma técnica muito comum para deixar principalmente o feijão “livre” do carboidrato e do fitato, os responsáveis pela flatulência, é colocá-lo de molho por 12 horas.

No dia seguinte, troque a água e cozinhe muito bem, pois o amido, também presente no feijão, mal cozido dá gases.

A espuma do feijão

Bom, eu fazia tudo isso que os especialistas recomendavam, pois na água do molho ficaria uma espuma com as tais substâncias.

Mas, mesmo deixando de molho, a água não juntava tanta espuma assim. Ou seja, de manhã, não via a tal da espuma.

Um dia, porém, não sei porque, cozinhei o feijão com a panela sem tampa. O que eu descobri foi surpreendente.

Conforme o feijão foi fervendo, foi espumando muito, como na foto. Fiquei surpresa com a quantidade de espuma que saiu do feijão.

Como ele tinha ficado de molho a noite toda, não precisou cozinhar na pressão.  Ele precisa de bastante água e fogo baixo.

Tempere aos poucos

Se quiser, você pode ir temperando aos poucos. Depois que não tiver mais espuma – ou pelo menos boa parte dela – acrescente das folhas de louro e sal. Você também pode acrescentar uma linguiça calabresa inteira durante o cozimento, como fazemos na feijoada.

Quase no final do cozimento, numa frigideira à parte, faça um refogada de cebola e alho, coloque um pouco do feijão nesse refogado, amasse os grãos (são eles que vão ajudar a deixar o caldo mais grosso) e volte esse feijão temperado para a panela de pressão e deixe cozinhar até pegar gosto. Fiz um texto lá no Disney-Babble sobre como cozinhar um feijão delicioso.

Beijos e bom arroz com feijão (sem fitato e carboidrato) para seu bebê!
Patricia

14 Comments

Lucia

Dúvidas: cozinha na mesma água que ficou de molho? E mantém a mesma água depois que ferve e faz espuma? Brigadinha!

Reply
Alexandre

Fiquei curioso para ver sua descoberta sobre o que acontece com a espuma do feijão mas o vídeo não está mais disponível (sei, já se passaram 2 anos).

Costumo deixar de molho por ao menos 4 horas, sem trocar a água e depois utilizar a panela de pressão por 50 minutos. Acho que achei onde erro.

O ideal são ao menos 12 horas de molho, trocar a água e ferver bem (talvez 50 minutos?) sem usar panela de pressão. Aliás, vou ter de arranjar outra utilidade para a panela de pressão pois eu a comprei ela só para (rs) o feijão mesmo. Vou inventar coxinhas de frango ao molho ou talvez algum corte de carne bovina com batatas (baroa/mandioquinha?) para não aposentá-la 😉

Obrigado pelas dicas Patrícia!

Reply
Patricia Cerqueira

Oi, Alexandre.
Obrigada por avisar que o video não está mais disponível. Ele estava linkado no meu antigo blog, mas a pessoa que assumiu, jogou o video fora. Uma pena. Mas eu mostrava o feijão sendo cozido com a panela destampava e uma espuma nojenta subindo e era tirada com a escumadeira.
Uma braço.

Reply
Susana

É, cozinha fora da pressão mesmo, porque com essa espumeira toda, a panela não pega pressão de jeito nenhum!
Tentei ontem, e coei várias vezes a espuma, mas simplesmente não parava de espumar nunca mais nessa vida, daí desisti do feijão. Cheguei a colocar uns pingos de óleo e um pouco de sal pra ver se cortava a espuma, mas nada!!!!!

Sempre faço sem deixar de molho, coloco direto na pressão, e nunca tive problema em ter gases ou etc… mas ontem, sei lá o que me deu de fazer isso (deixar de molho de um dia pro outro) e me lasquei ¬¬

Reply
Erenildo de Oliveira Gonçalves

Me poupe, cozinhar feijão sem botar pressão!!! Prá quem gosta al dente tá ótimo!!! fogão à lenha é uma ótima dica, instala um na sua cozinha!!! A qualidade da água pode também ser a causa da espuma. Já vi água mineral em galão espumando.

Reply
Erenildo de Oliveira Gonçalves

Se deixar o feijão muito tempo de molho ele vai espumar sim!!

Reply
Malu

Se você não estiver com tempo, uma forma de minimizar os gases do feijão é deixá-lo de molho por três ou quatro horas, jogar fora a água do molho e lavar bem o feijão. Em seguida, colocá-lo para ferver em panela destampada. Assim que levantar fervura e a primeira espuma aparecer, jogar fora a água e lavar novamente o feijão. Finalmente, cobrir o feijão com uma nova água (que, para apressar o cozimento, deverá estar quente ou fervendo), colocar um pouco de óleo e levar para ferver na panela de pressão, dessa vez, tampada, por vinte minutos, contados a partir do momento em que o pino começar a girar ou emitir ar.

Reply
Carlos Argolo

Eu pensei que o feijão seria melhor comer sem a casca já que eu fiz cirurgia de hemorróidas a cinco dias

Reply
Raka

Aprendi na Internet que a espuma é tipo uma fermentação por deixar de molho(deixo ele de molho a noite). Na manhã seguinte tiro a água, lavo o feijão e coloco na pressão c caldo de carne , no máximo por 20 min. Após isso, frito linguiça na frigideira com alho, cebola e pimentão, amaçando um pouco de feijão nesta mistura, jogo na panela, coloco louro e deixo ferver um pouco. Garanto que fica muito bom…

Reply
Walber

Gostaria de saber por que sobe muita espuma da carne ou do feijão quando os coloco na panela de pressão com a água já fervendo (isso impossibilita o uso da panela com pressão). O que se pode fazer pra evitar essa formação da espuma? Grato

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *