Como fazer casca de laranja cristalizada

como fazer casca de laranja cristalizadaAprenda como fazer casca de laranja cristalizada em casa e sentir muito orgulho da sua conquista na cozinha

Há tempos que venho saber como fazer casca de laranja cristalizada para evitar o desperdício porque tenho muita dó de jogar casca de laranja fora, sabendo que é possível aproveitá-la.

Fico ainda mais chateada porque eu amo casca de laranja cristalizada, já tentei fazer duas ou três vezes e não deu certo.

Mas não desisti e achei a receita da Helena Gasparetto. Era uma receita cheia de detalhes, um tanto trabalhosa, mas não era difícil. E como eu já fiz algumas receitas da Helena que deram muito certo e ficaram muito gostosas, decidi arriscar mesmo sabendo que a teria de ter paciência de dedicação.

Eu modifiquei alguns detalhes da receita original para se adaptar ao que eu tinha em casa, e continuou dando muito certo. Então, segue abaixo o passo-a-passo de como fazer casca de laranja cristalizadas, a minha versão das clássicas tirinhas de laranja cristalizadas.

Como fazer casca de laranja cristalizada

Ingredientes

Cascas de quatro laranjas (com a pele branca): usei a casca da laranja pera, aquela que é mais azeda

Açúcar: 2 xícaras

Água: 2 xícaras

Limão: 1 colher de sopa do suco

Açúcar cristalizado/comum/confeiteiro: bastante para envolver as casquinhas

Modo de Preparo

1a Parte

Descasque as laranjas. Eu costumo cortas as laranjas em quatro (ao meio, na vertical, e ao meio, na vertical, de novo), tiro a parte de dentro e tento manter o máximo da pele branca grudada na casca. Lave as laranjas antes de cortar.

Coloque as laranjas num pote hermético com bastante água e leve à geladeira. Troque a água todos os dias. Eu mantive o pote na geladeira por duas semanas, trocando a água, pelo menos uma vez ao dia, todos os dias. A Helena diz que depois de três dias já está pronto. O fato é que eu esqueci as laranjas na geladeira. Quando eu lembrei, não estava com tempo para finalizar o preparo.

2a Parte

Retire as cascas de laranjas do pote, corte em tiras bem fininhas. Bem fininhas mesmo porque ficam mais gostosas. Eu deixei algumas tiras mais gordinhas e achei que o resultado não ficou legal.

Numa panela, coloque as cascas acrescente água e leve para ferver. Quando começar a ferver, baixe o fogo, e conte 30 minutos. Retire do fogo, escorra a água e reserva as tirinhas de casca de laranja.

Na mesma panela, coloque o açúcar, as cinco xícaras de água e a colher de sopa de suco de limão. Leve ao fogo brando, quando o açúcar desaparecer da panela, coloque as cascas e deixe cozinhar nessa calda por 1 hora em fogo baixo ou até virar uma calda açucarada lisa.

como fazer casca de laranja cristalizada

Depois de uma hora, retire do fogo. Retire as casas da calda e coloque em uma grelha para “secar” (como na foto).

No Instagram do Comida Boa Muda Tudo eu mostrei um pouco como é esse passo. Para ver o vídeo, é só clicar nesse link.

(Essa parte, dá trabalho. Precisa de tempo. Porque tem de pinçar uma a uma as cascas. Mas elas ficam lindas.

Deixe “secando” por um dia ou pelo menos 12 horas.

O passo seguinte é passar no açúcar. Forre um forma grande com papel manteiga, papel alumínio ou filme plástico (o importante é ter uma base onde as cascas não grudem no fundo, afinal elas já estão doces pelo banho da calda.

como fazer casca de laranja cristalizadaColoque bastante açúcar na forma e passe as cascas, uma a uma, nesse açúcar. Volte as cascas de laranjas cristalizadas para a grelha e deixe o açúcar endurecer por mais um ou dois dias. Mantenha a forma em temperatura ambiente.

Pronto, as cascas de laranja cristalizadas estão prontas. Você pode comer, distribuir para a família e vender. Uma forma de conseguir uma grana extra.

Espero que tenham sucesso como eu tive! Meu pai que não gosta desse tipo de doce, amou e garantiu o pote dele.

Beijos,

Patricia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *