Como fazer arroz de safra velha

como fazer arroz

Eu sempre me perguntava “como fazer arroz soltinho” tal qual a minha mãe. Repeti a receita dela, em todos os detalhes, só não usei a mesma panela, e não adiantou. O meu arroz, ora ficava cozido demais. Ora, cozido de menos.

Até que me deparei, no supermercado, com um arroz da marca Empório São João que trazia na embalagem a frase “arroz de safra velha, fica sempre soltinho”.  Safra velha? Será que isso é uma qualidade? Deve ser para  ganhar destaque na embalagem. Será mesmo que fica sempre soltinho?

Decide arriscar e levar. Na pior da hipótese, o arroz será ruim, ficará empapado e terei de doar ou jogar no lixo.

Para a minha surpresa, o arroz fica incrivelmente soltinho, muito branquinho e com sabor delicioso. Finalmente, acho que encontrei o arroz da minha vida.

Só que surgiu um problema: eu não lembro onde comprei o arroz Empório São João. (Minha velhice está afetando minha memória mais rápido do que eu imaginava). Parece história de filme: você demora uma vida inteira para encontrar o seu amor, quando finalmente encontra, perde!

Desconfio que comprei no Walmart, supermercado que não vou com frequência. Não tem no Pão de Açúcar nem no Sonda ou no Zaffari. Mas, para a minha tranquilidade, descobri uma outra marca de arroz de safra velha, é a Albaruska. Encontrei no Assaí. Achei tão boa quanto a  Empório São João.

A tendência do arroz de safra velha

Pesquisando, descobri que o arroz de safra velha, por ficar mais tempo secando, consome um pouco mais de água e aglutina menos, ou seja, fica mais solto.

E parece que o arroz de safra velha é a nova tendência entre esses grãos. Acho ótimo. Assim garanto arroz soltinho na mesa de casa sempre.

Como fazer o arroz de safra velha

Ingredientes

3 xícaras de arroz de safra velha (sem lavar)

2 colheres de sopa de óleo vegetal

6 xícaras de água fria (em temperatura ambiente)

1 colher de chá de água picado (eu uso o alho pronto)

1 colher de chá de sal

2 folhas grandes de louro

Modo de preparo

Coloque uma panela em fogo baixo, acrescente o óleo e deixa aquecer.

Coloque o arroz e mexa até que todos os grãos fiquem envolvidos com a gordura. Acrescente o alho, o sal e as folhas de louro. Misture bem.

Acrescente a água, mexa de novo. Tampe e deixe cozinhar até secar a água. Retire do fogo e sirva com o que desejar.

PS: A quantidade de água é sempre o dobro da usada com o arroz.

PS2: Você pode cozinhar o arroz em duas etapas. Coloque metade da água no arroz e cozinhe em fogo alto até secar, quando isso acontecer, acrescente o restante da água, abaixe o fogo e tampa a panela para terminar de cozinhar.

Beijos,

Patricia

 

 

 

4 Comments

Ariadni Speciale

Achei interessantissimo!!! Nem sabia que existe arroz de safra velha. Pena que o arroz branquinho passa por tanto refino que até arrepia de pensar no que vai agregado. Mas vou até aderir porque sou a rainha do arroz unidos venceremos. bjus

Reply
Fernando

Adorei o arroz safra velha! comprei da marca Tinarelli, no sac deles acho que podemos nos informar os pontos de venda de cada cidade. (19) 3221-4555

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *