Como escolher um bom café

como escolher um bom café

Eu adoro café. Não tomo em excesso, mas todos os dias preciso de uma xícara pela manhã. Preciso, não. Necessito. Faz parte de um ritual do meu corpo.  Mas há tempos tenho notado que os pós comprados nas gôndolas do supermercado estavam muito ruins. Todos com sabor muito ruim.

Como tomamos o coado, a coisa ficou dramática por total falta de opção de um café com bom sabor.nNão conseguia encontrar um pó decente, tanto que passei a gostar -e apreciar- de café instantâneo, considerado pelos conhecedores como o último dos cafés. Em outras palavras, é o Miojo dos cafés!

Descobri que não estava sozinha nessa reclamação. Várias amigas também vêm relatando certa decepção com o cafezinho. Dizem notar um sabor ruim, de queimado, de borracha.

Aprendendo a escolher um bom café

Foi com entusiasmo que  assisti a palestra com a barista e coordenadora de qualidade Thabata Creazo, no Octavio Café, por conta do lançamento da Rede HubMe, da qual tenho o maior prazer de fazer parte junto com várias mães e pais blogueiros.

Thabatha começou a conversa pedindo para que cheirássemos café de dois corpinhos diferentes. O primeiro, um chafé. O segundo um café escuro como estamos acostumados.

como escolher um bom café
Milene Massucato, a Diiirce, cheirando as amostras

Para a surpresa geral, o chafé tinha um aroma delicioso. O segundo, um cheiro horrível de borracha queimada. A barista pediu para experimentarmos. O primeiro, o chafé, uma delícia. Suave, com sabor bom. O segundo, que todos acreditaram ser o verdadeiro café, foi uma decepção. Um café fedido que nem me arrisquei a experimentar.

Tabatha explicou que o café é uma fruta e que café bom não é escuro nem cheira a queimado. O que normalmente encontramos nas gôndolas dos supermercados são cafés feitos com frutas estragadas, com muitos defeitos, e para esconder esse problema as empresas torram demais, queimando a fruta.

Café bom tem de ter cor de chafé, ser clarinho, ser feito com frutas boas, não ter casca. É possível encontrá-lo nas gôndolas do supermercado? Sim. Opte por um café gourmet, 100% arábica. Você vai pagar muito mais caro. Mas terá um produto verdadeiro. Não uma imitação.

A barista Thabata Creosto, do Octavio Café, explicando como se faz um café ser bom
A barista Thabata Creazo, do Octavio Café, explicando como faz um café ser bom

Outras dicas da barista  para fazer um bom café em casa:

1) Fuja das máquinas de fazer café! Os cafés estão nas cápsulas e sabe-se lá o que tem dentro delas

2)  Ao coar, use sempre filtro de papel. Fuja do pano.

3) Ao coar no pano, passe água quente antes para tirar o sabor de celulose;

4) Use água mineral. Não é frescura. É a água ideal. Qualquer água mineral desde que seja sem gás, claro!

5) Não ferva a água. O ponto correto é quando começa a borbulhar

6) Coloque a água devagar, lentamente, pelas paredes do coador. Despeje a quantidade em duas etapas: uma metade, espere coar, e coloque a outra metade

7) Lugar de café não é na geladeira com a carne e o feijão. Deve ficar no pacote e ser colocado numa lata de alumínio tampada e guardado no armário.

8) Os utensílios usados devem ser lavados apenas com água, caso contrário o café vai absorver o sabor do detergente

Saí tão animada da palestra que comprei um moedor manual para os grãos que tenho em casa. Foi uma boa aquisição. O café de casa ficou divino.

A Bossa Mãe Gabis Miranda escolhendo o perfil do seu café
A Bossa Mãe Gabis Miranda escolhendo o perfil do seu café

Agora, se você quiser garantir um bom café em pó em casa e não tem certeza que vai encontrar no supermercado, sugiro ir ao Octávio Café, um cafeteira deliciosa, em São Paulo, para preparar um café sob medida para o seu paladar, que pode ser levado para casa. Eles moem os grãos na hora e personalizam até a etiqueta. Um mimo!

O Café Octávio é 100% arábica, Especial (os cafés são qualificados de Tradicional, Gourmet e Especial), com 80 defeitos no máximo. Em geral, os cafés especiais têm até 240 defeitos em suas  frutas.

 

Etapas para fazer um bom pó de café na cafeteira Octavio
Etapas para fazer um bom pó de café na cafeteira Octavio
Pós de cafés produzidos na cafeteira Octavio
Pós de cafés produzidos na cafeteira Octavio
Grãos disponíveis para os clientes personalizarem o próprio pó de café
Grãos disponíveis para os clientes personalizarem o próprio pó de café

Beijos,

Patricia

Fotos: Marília Farias Fotografia

 

9 Comments

Lele

Adoreeeei!
E muito legal que as suas dicas estão diferentes das minhas que entram no blog logo mais!
Beijos minha querida
Lele

Reply
Lydio Costa Reis

Cara amiga,
Sou beberrão de café e asseguro que faz muito bem à saúde.
Muito legal sua dica, só faltou sugerir uma marca de um bom café para quem mora longe de S.Paulo e não pode ir ao Octávio Café.
Aqui no interior as opções são restritas, então sempre vou de Melita (aquele das regiões cafeeiras do Brasil) ou de Pilão, ou ainda de Três Corações.
Já experimentou algum desses?
Abç
Lydio

Reply
Jose

Tenho muito prazer em saborear um bom cafe, muito legal a matéria da Barista da Octávio Cafe, tive a oportunidade de conhecer este cafe que é realmente muito saboroso, um bom cafe realmente faz a diferença no sabor, deu para mim aprender um pouco mais sobre este produto que enriqueceu meus conhecimentos..

0brigado.

Nhac Brazilian Food.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *