Bolo de frutas – maravilhoso!!!

Um bolo de frutas secas fácil e simples de fazer e incrivelmente saboroso. É disso que fala esta receita, que tem o nome original de Christmas Cake, da confeiteira Dani Rollemberg.

Samuel, que não come frutas cristalizadas, adora esse bolo. Miguel… Bom, Miguel ainda tem um longo caminho de aprimoramento do paladar a percorrer. Enquanto isso, ele vai se deliciando com outros bolos, como o incrível bolo de chocolate! 

É um bolo úmido por causa da manteiga. Pouco açucarado apesar da quantidade de frutas secas, do mel e do açúcar mascavo. Um bolo que foge do lugar comum, dos tradicionais bolos de laranja, limão, chocolate.

Tem uma textura cheia de surpresas, como a maciez das frutas e a crocância das castanhas. Uma festa na boca. Excelente para o café da manhã ou para o lanche da tarde.

Sacia tanto a fome quanto a vontade de comer doce. 

A receita rende muito bolo. Esta preenche quatro formas de bolo inglês descartável. Então, tenha uma forma grande para acomodar tanta massa.

Uma receita < calórica e + saudável?

  1. No lugar de untar a forma com manteiga, forre a forma com papel manteiga.
  2. Use farinha de trigo integral no lugar da farinha de trigo. Dá certo. Eu fiz esse bolo de frutas secas com farinha integral e ficou ótimo.

Bolo de frutas de secas 


Ingredientes

100g. de damascos secos picados
100g. de uvas passas pretas sem caroço
100g. de uvas passas brancas sem caroço
100g. de figos secos picados
100g. de ameixas secas sem caroço picadas
100g. de nozes picadas
100g. de amêndoas trituradas
200g. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
100g. de açúcar mascavo ou açúcar de coco
100g. de mel
6 ovos em temperatura ambiente
30 gotas de essência de baunilha ou raspas da fava de 1 baunilha
250g. de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de café de noz moscada ralada (opcional)
1 pitada de gengibre em pó (opcional)

MODO DE PREPARO

1- Em uma tigela funda e grande, misture todas as frutas secas (menos as nozes e as amêndoas), coloque água morna e reserve por pelo menos 30 minutos ou até as frutas ficaram amolecidas.

2 – Na batedeira, bata o açúcar mascavo, a manteiga e o mel até obter um creme.

3 – Em seguida, adicione os ovos um a um. Se o creme ficar com aspecto talhado, acrescente um pouquinho de farinha de trigo para dar unidade à massa. Acrescente a essência de baunilha e desligue a batedeira

4 – Escorra a água das frutas com a ajuda de uma peneira. Não jogue essa água fora. Ela se transformou num chá, que você pode beber ou usar em outra receita.

5 – Em uma outra tigela, misture a farinha, o fermento, a canela, a noz moscada e o pó de gengibre. Misture manualmente. Reserve.

6 – Junte as frutas reservadas à massa de manteiga e ovos. Misture delicadamente. Acrescente as castanhas (nozes e amêndoas trituradas).

7 – Acrescente a farinha à massa de frutas, manteiga e ovos. Misture bem, mas delicadamente.

8 – Disponha a massa em uma forma redonda de 25 cm ou em formas de bolo inglês.

9 – Asse em forno (180ºC), pré-aquecido previamente, por aproximadamente 45 minutos. Retire o bolo do forno e imediatamente passe uma faca em sua lateral, espere que esfrie e desenforme.

10 – Se você assar o bolo de frutas secas em forma de bolo inglês, depois que estiver em temperatura ambiente, embale em filme plástico e o mantenha fora da geladeira até o dia seguinte. Ele ganha uma textura ainda mais incrível, ainda mais úmida.

A Dani Rolemberg diz que o bolo de frutas secas pode ser congelado por 90 dias. Aqui ele não costuma durar tanto assim para que precise ser congelado. Eu deixo na geladeira embalado em filme plástico. Dura entre 7 e 10 dias. Normalmente, a gente acaba com ele antes desse tempo.

Quer fazer um outro bolo que foge dos tradicionais e é cheio de personalidade: arrisque nessa minha receita de bolo de ameixa com cocô e sem glúten. É simplesmente DIVINO!

Beijos,

Patricia

PS: A Dani tem um Instagram fofo. É o @umbigonofogaocakes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *