Receita de bolo de cenoura com especiarias

bolo de cenoura com especiarias

Bolo de cenoura é a salvação da lavoura das mães com filhos que “não comem nada”, aquelas criaturas que fazem cara feia para a cenoura crua, cozida, ralada, mas se esbaldam no bolo amarelo-alaranjado.

E eu acho ótimo que eles amem. Assim vão comendo cenoura de alguma forma. (Pensamento de mãe-Polliana).

Por aqui, a cenoura é 100% aceita no bolo, 75% aceita crua e só 50%, na forma cozida (eu e marido comemos).

Dia desses acordei com vontade de fazer um bolo de cenoura para o marido que estava bem gripado. Lembrei de uma receita da Rita Lobo, do livro amarelo dela, de um bolo de cenoura diferentão porque leva especiarias.

Li a receita e curti. Achei que marido também iria gostar. Não tinha tanta certeza se os meninos iriam aprovar, mas como cozinhar para filhos é correr riscos, altos riscos, decidi corrê-los.

Não fiz exatamente o da Rita Lobo. Dei uma modificada para agradar o paladar dos meninos e ficou simplesmente fantástico.

Recomendo fortemente incluir essa variação do bolo de cenoura na lista de bolos caseiros da sua família.

As especiarias não ganham protagonismo, mas dão um toque elegante e surpreendente.

O único que foi previamente avisado dos novos ingredientes foi o macho-alfa. Os minis-homens, bom, esses eu deixei para eles descobrirem sozinhos.

Ambos sacaram que tinha algo diferente. A começar pela cor. O bolo de cenoura com especiarias não fica alaranjado, mas com uma cor âmbar por causa do açúcar mascavo.

Também notaram um sabor diferente. Sutil, mas que é possível ser percebido. Samuel notou logo na primeira mordida. Miguel demorou ainda algumas mordidas.

Ambos gostaram muito.

Bolo aprovadíssimo!

Segue receita e modo de fazer

do bolo de cenoura com especiarias.

Ingredientes

Três cenouras pequenas ou duas grandes descascadas e cortadas em rodelas

1 1/3 xícara de açúcar mascavo

2 ovos grandes ou três pequenos

1 xícara de chá de óleo

1 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo integral

1/2 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó

Uma boa pitada de noz moscada

Raspas de uma laranja

Modo de preparo

Unte a forma de bolo com manteiga ou óleo e polvilhe farinha trigo e um pouco de achocolatado para evitar que o bolo fique com pedaços brancos de farinha.

Preaqueça o forno a 180 graus.

Lave, seque, descasque e corte as cenouras em rodelas.

Bata no liquidificador o óleo, os ovos, o açúcar e as cenouras até misturar bem, algo em torno de cinco minutos.

Enquanto isso, coloque a farinha, o fermento, as especiarias em uma tigela e misture.

Misture o creme de cenoura e ovos à mistura de farinha, aos poucos. Devagar e delicadamente até que tudo fique bem misturado.

Por último, acrescente as raspas da laranja.

Transfira a massa para a forma e deixe assar em forno de 180 graus por 40 minutos ou até que o bolo esteja assado. Uma forma de saber isso é espetando um palito. Se sair limpo, está pronto.

Tire do forno e deixe esfriar para desenformar. Se desenformar quente, vai quebrar.

Eu fiz uma cobertura de brigadeiro mole: 1 lata de leite condensado, duas colheres de sopa de chocolate em pó. Misturei e levei ao fogo. Não usei manteiga. Depois que ele começar a pegar “forma” de brigadeiro, acrescentei meia caixinha de creme de leite. Desliguei o fogo. Misturei bem e cobri o bolo.

Dica de onde guardar o bolo de cenoura

bolo de cenouraAqui todos amam bolos, mas a gente não come tanto nem tão rapidamente. Muitas vezes, acontece de eu ter de jogar uma parte fora porque foi ficando, ficando, ficando… Para evitar que o bolo de cenoura ficasse ruim ou estragasse, eu guardei em um “tupperware” adaptado, grande o suficiente para caber o bolo e poder ir para a geladeira. Confesso que não ficou esteticamente bonito, mas o bolo se conservou e ganhou mais sabor com o passar dos dias. Como estava na geladeira, não criou aquela “baba” que os bolos de cenoura costumam juntar depois de alguns dias.

E além de incluir cenoura do bolo para aquelas crianças com paladar mais difícil, dá para colocar legumes em uma infinidade de pratos como abóbora no delicioso-deliciento e incrível Mac&Cheese, que as crianças americancas amam.

Beijos,

Patrícia

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *