As dez fast foods que revolucionaram o mundo

Hotdog é um dos 10 fastfoodsO canal americano History Channel tem um programa muito legal chamado as 101 comidas que mudaram o mundo e aqui, neste post, listamos as dez fast foods que revolucionaram o mundo, segundo o programa.

Algumas delas nem precisam de explicação. Em outras, os detalhes são do próprio programa, ok?

Divertido pensar nessas comidas, a maioria industrializadas, como revolucionárias. Aliás, é importante avisar que esta é uma visão americana sobre as comidas que mudaram o mundo (muitas, aliás, salvaram populações da fome como o cup noodles ou chocolates Hersheys!) 

Vamos lá:

Batata frita 10 lugar – batata frita: Desde a sua descoberta, o hambúrguer nunca mais foi o mesmo e o consumo do vegetal também não. O consumo triplicou. Mudou hábitos alimentares

9 lugar – churrasco: essa carne foi, segundo o programa, o que tornou o que somos hoje. Saber cozinhar no fogo nos separou dos outros primatas. Cozinhar a carne facilitou a digestão das proteínas e, consequentemente, deixou o ser humano com mais energia.

8 lugar – charque: segundo o programa, essa forma de fazer a carne vermelha deu energia o suficiente para os homens que deixavam suas terras para explorar o mundo.Pizza estilizada

7 lugar – pizza: um dos primeiros pratos étnicos a ser consumido pelo mundo. Foi levada para a América no século 19 por um italiano. Até então, a comida consumida era regional, bem local. Hoje, come-se pizza no mundo inteiro. Um dado curioso; Segundo o programa, os rebeldes líbios consumiam pizza durante a primavera árabe Líbia até a queda de Muamar Kadafi.

6 lugar – mel: Esse alimento não-processado entrou na lista porque, segundo o programa, mudou o mundo não apenas pelo seu poder doce, mas também por suas virtudes medicinais. Foi usado como pomada cicatrizando de ferimentos em soldados, em várias guerras do século passado. Recentemente, voltou a ser usado com o mesmo propósito na Nova Zelândia.Mel

5 lugar – frango frito: Segundo o programa, era comida de escravos do sul dos EUA, que conquistou o mundo pelo sabor. E também é um ícone do imperialismo norte-americano.

4 lugar – picles:  Sim, isso mesmo. Levado para a Amércia pelo conquistador Américo Vespúcio para combater o escorbuto, doença que afetava duramente os trabalhadores dos navios levando-os à morte, conquistou os americanos pelo seu sabor adocicado e ácido. (Eu adoro picles, principalmente o de pepino e cenoura)

3 lugar – banana:  a fruta é prática e conquistou os americanos justamente por isso, sua praticidade. E, segundo o programa, também ajudou os americanos a derrubar um ditador na Guatemala, um dos maiores plantadores da fruta no mundo.

2 lugar – Hot Dog: (Of course! Prático e barato e muito americano. Um dos símbolos do imperialismo norte-americano).

1 lugar – hambúrguer, claro!: são vendidos 15 desses sanduíches por segundo no mundo. Segundo o programa, é carne democrática, para todo mundo. Está ao alcance de todo mundo. Conquistou o mundo porque é simples, prática, rápida e gostosa. (Eu concordo. O mundo, para mim, fica mais triste sem hamburguer!)

 

Beijos,

Patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *