Amiga vegetariana vem jantar em casa. E agora?

beringela para amiga vegetariana

O que preparar para a amiga vegetariana – Sua melhor amiga de infância, vem jantar na sua casa pela primeira vez em muitos anos.

Retomar a mais querida de todas amizades e que precisou sofrer uma longa quebra, provocada pelos destinos que a vida adulta impõe, enche o seu coração de felicidade.

Sua amiga continua divertida, carinhosa, inteligente, amorosa e se tornou vegetariana, algo que você não é e sequer imagina o que realmente seja isso.

Você se pergunta: será que ela só não come carne vermelha? Será que come frango ou peixe? Com certeza, ela deve comer ovos. Claro!

A cada pergunta, um momento de aflição. Você decide “dar um Google” na definição do que é ser vegetariano e cataploft! Você descobre que vegetariano só come VEGETAIS!

Por um instante, você se questiona de onde tirou a ideia de que “sua amiga vegetariana come carne branca e ovos?”

Mas deixa o questionamento para lá porque um outro pensamento te domina: “Não sei cozinhar nada que seja exclusivamente vegetal além de arroz e feijão. E servir arroz com feijão para a minha melhor amiga depois de 10 anos sem vê-la? Que triste, sem graça e decepcionante.”

Uma sensação de pânico começa a tomar conta de você. Aparece um formigamento perto do pescoço, um latejar nas têmporas, uma pontada no estômago.

O que fazer?

Claro, que vou cancelar o jantar em casa e marcar algo em algum restaurante e pedir para ela indicar. Vou dar alguma desculpa, de que vai faltar energia elétrica no bairro no dia e hora do nosso jantar, que o fogão pifou, que a geladeira quebrou, que a cozinha inundou…

Você senta e respira por alguns minutos, tempo suficiente para oxigenar as ideias, colocá-las no lugar e as soluções aparecerem.

A primeira ideia organizada que vem à mente é que você sabe cozinhar muito mais do que arroz e feijão, claro!

A segunda é que, se vegetarianos comem apenas vegetais, sem nada de carnes, ovos nem leite, vamos, então, buscar receitas deliciosas que contemplem o paladar da minha melhor amiga.

E assim surge um cardápio, simples, mas muito gostoso que inclui beringelas ou abobrinhas, arroz negro com cogumelos e a sua salada preferida, a deliciosa salada de lentilha com muita cebola caramelizada.

Para sobremesa, um brigadeiro fit bem delicioso. Se estiver uma noite quente de verão, serão incluídos picolés de frutas, industrializados mesmo.

O preparo do arroz negro é semelhante ao do arroz integral.

Para a beringela, hortaliça que começa a entrar na sazonalidade em dezembro, portanto estão deliciosas, com preço mais acessível e menos agrotóxicos, sugiro o preparo de uma receita incrivelmente deliciosa e fácil, que aprendi com a Isadora Becker, do Gastronomismo, e que deixo logo abaixo o preparo e modo de fazer.

A história acima é uma ficção.

Minhas amigas de infância continuam carnívoras, mas muitas outras, feitas na vida adulta, seguiram o caminho do vegetarianismo.

Quando as recebia em casa, achava desafiador preparar um cardápio que não incluísse ovos ou manteiga e que fugisse do macarrão ao sugo ou do arroz com feijão.

Nada como envelhecer para ganharmos anos de rodagem, anos de experiência, anos de experimentações, o que vai ampliando nossos horizontes, nos apresentando novidades, nos jogando mais conhecimento no colo, no paladar e nos cadernos de receita.

Hoje, eu só não sou 100% vegetariana por causa dos homens de minha casa, que são homens de minha vida, carnívoros resistentes, e também porque amo manteiga de leite de vaca ou de búfala e ovos!

Mas reduzi muito o meu consumo de carne vermelha. Prefiro as beringelas e os risotos 🙂

Hoje ser vegetariano é muito comum. Ter amigos vegetarianos, mais comum ainda.

Ainda bem.

Mas deixo aqui a receita da beringela para caso você receba de verdade uma amiga vegetariana e não saiba muito bem o que oferecer a ela.

Beringelas ao forno para a amiga vegetariana

Ingredientes 

Quatro beringelas pequenas ou duas grandes

Azeite

Sal

Molho de tomate (Use o da receita da minha mãe, por favor!)

Modo de Preparo

Corte as beringelas em rodelas de 1 centímetro ou grossas como seu dedo indicador

Passe sal dos dois lados e deixe sair a água (dizem que é amarga) por 30 minutos

NÃO LAVE AS BERINGELAS porque elas encharcam de água.

Ligue o forno e coloque na temperatura mais baixa

Frite as beringelas no azeite até dourarem dos dois lados. Você vai usar um bom tanto de azeite (não seja muquirana com sua amiga vegetariana). Compre um azeite mais barato!

Arrume as beringelas em um refratário. Não precisa untar o refratário porque as beringelas já têm azeite.

Cubra as beringelas com molho de tomate e leve ao forno para aquecer.

Sirva com o arroz negro e a salada de lentilha e mate a saudade da sua amiga.

Beijos,

Patricia

 

 

 

 

 

 

 

6 Comments

Marcos

Sou carnívoro militante, mas adoro comer apenas salada de vez em quando. Mas, quando cozinho, não consigo pensar em alternativas sem carne. Felizmente tenho em casa quem me obrigue a pensar fora da caixinha…

Reply
Elaine

Temos um amigo que de carnivoro contumaz virou vegetariano “de nascença”. O dia que o recebemos p o jantar foi como sua história: apreensivo. Não servi berinjelas, que aliás adoro, mas fiz umas trouxinhas de ricota com espinafre que fizeram sucesso!
Já anotei a dica da berinjela e vou experimentar! Depois te conto!

Reply
Patricia Cerqueira

A versão original de carnivoros da beringela leva queijo mussarela sobre o molho e parmesão pra gratinar.

Reply
Milene Massucato

Esses homens e suas caças. Sofro o mesmo por aqui. Fui vegetariana por 1 ano, até o dia em que reencontrei a picanha pilotando uma churrasqueira. Não dá p fazer churrasco só c abobrinha. Mas dá p fazer churrasco só de vez em quando. O planeta agradece. O bolso tb.
Beijooo

Reply
Gabis Miranda

Ahahahaha Pati, sou péssima com esse lance de comida, mas juro que eu sabia que vegetarianos não comem ovo. Vc pode me convidar para jantar na sua casa, eu adoro um carboidrato, pãozinho francês de acompanhamento no lugar da salada, de sobremesa pode ser brownies. 😉

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *